quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Já lá vão 16 anos...

Ainda me lembro como se fosse ontem, da minha inconsciente felicidade que hoje seria loucura. Encarei aquela vitória apenas como mais uma, especial porque tinha direito a Taça e também porque o meu pai parecia ainda mais criança que eu, eufórico, a buzinar no regresso ao Restelo.

Tinha 6 anos, estava "habituado" a ver jogos com o Monaco e o Barcelona e o Belém a lutar de igual para igual com os grandes, e não me seria possível compreender toda a dimensão daquela vitória. Lembro-me perfeitamente como, durante anos, o terraço de casa da minha avó serviu de campo de treinos para imitar o livre do Juanico, de bem longe, a subir sobre a barreira, a picar para a baliza. E lembro-me tão bem do Zé António, que era dos poucos que eu conhecia por ser careca, passar por mim para ir buscar a Taça, e descer depois com ela, ali, ao pé de mim. A menos de um nada, hoje fosse ter-lhe-ia tocado.

Regressámos ao Estádio e lembro-me de ver um adolescente que caminhava lado a lado com o carro do meu pai, na fila interminável entre o Jamor e o Restelo, que cada vez que olhava para mim beijava a bandeira do Belenenses que levava na mão e esticava-me o polegar, isto entre o Jamor e Algés, durante uns bons 20 minutos. E eu não percebia...

Chegámos ao Estádio, esperámos os jogadores e foi a loucura quando começaram a saír nos seus carros, dirigindo-se à Praça do Imprério onde foi a confraternização entre todos. Tenho ainda uma bandeira velhinha, com as assinaturas do Baidek e do Zé Mário, nesse fim de tarde histórico.

Lembro-me de não ter achado o acontecimento nada de extraordinário, simplesmente feliz... como eu era feliz, sem perceber nada destas tristezas ano após ano. Só me apercebi de que, realmente, o Belenenses não ganha assim tantas vezes, quando descemos de divisão em 91, e foi um choque.

Espero sinceramente que seja este ano que o Belenenses volte a ganhar a Taça, venha o Benfica, venha quem vier. Temos de ter coragem e determinação, e a Taça será nossa!

Sem comentários: