sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Jesus Seba, um Belenense do coração

Conheço o Seba de nome há já quase 9 anos, desde os tempos em que se transferiu do Zaragoza para o Wigan Athletic, na altura na Division 3 de Inglaterra. Apesar de um início auspicioso, a sua carreira em Inglaterra ficou marcada por uma curva decrescente, tendo posteriormente treinado à experiência em diferentes clubes, como por exemplo o Barnsley.

Em 98/99 surge no futebol português, ao serviço do Chaves, então na 1ª Divisão, onde fez uma belíssima época. Lembro-me perfeitamente do seu primeiro golo pelos Flavienses, numa arrancada do meio campo, em contra-ataque, que culminou num forte remate da entrada da área sem hipóteses para o guarda-redes contrário. Ao longo dessa época marcou mais 8/9 golos, e foi elemento preponderante no esquema do Chaves.

No Verão seguinte surge a sua contratação pelo Belém, que muito me deixou entusiasmado, entusiasmo esse que se veio a materializar em excelente contributo. Marcou 10 golos, fez imensas assistências, e era sem dúvida o elemento mais desequilibrador do nosso plantel. Essa boa época seria premiada, por fim, com a atribuição do prémio de Jogador Mais Regular do Campeonato, pelo jornal A Bola, resultado das suas 8 citações como melhor em campo.

Surge então, no Verão de 2000, uma notícia muito triste: Seba não podia voltar a jogar futebol devido a problemas cardíacos. Já 2 anos antes o mesmo havia acontecido a Tonanha, então uma esperança do futebol Azul. No entanto, a consulta de diversos especialistas e uma cirurgia nos EUA, trouxeram-no de volta ao futebol, tendo o seu regresso acontecido numa goleada (5-0) ao Desp. Aves. Até ao final dessa época, fez alguns jogos, mas sem o fulgor doutros tempos.

Na época 2001/02, foi quase sempre suplente, sendo que não mais desequilibrou como na primeira época, e o facto de o seu contrato incluir valores elevados, levou à sua dispensa.

Durante um período falou-se que regressaria ao seu Zaragoza, no entanto acabou por assinar pelo Orihuela, da 2ª B Espanhola, onde jogou e marcou alguns golos, numa equipa que lutava para não descer. Esta época está a jogar no Palencia, também da 2ª B, onde se mantém como titular e tem marcado golos.

Como dados curiosos da sua carreira, refira-se o título olímpico conquistado pela selecção espanhola nos J.O.Barcelona, em 92. Outro dado que o enchia de orgulho fora o último jogo pelo Zaragoza, em 98, em Compostela, em jogo da Primeira Liga Espanhola. Refira-se que Seba era uma jovem esperança do futebol espanhol e já titular do Zaragoza aos 19 anos, quando uma fractura de uma perna o colocou fora de competição quase um ano. Foi no seguimento dessa lesão que emigrou para Inglaterra.

Mais do que um Grande jogador, o Seba será sempre recordado como uma pessoa fantástica, um amigo de verdade. E que merecia uma carreira sem as interrupções que teve e com muito mais sucesso. Toda a sorte do mundo, é o que desejo para ele.

Sem comentários: