terça-feira, março 30, 2004

Belenenses pode ir à UEFA!!!
Notícia retirada do site Mais Futebol:

Nem Rio Ave, nem Beira-Mar, nem Moreirense, nem Gil Vicente, nem Alverca, nem Académica podem aspirar a marcar presença na Taça UEFA na próxima época, mas o Belenenses, que está atrás de todas estas equipas e ocupa a 15ª posição na tabela classificativa, candidatou-se ao licenciamento exigido pela UEFA para que os clubes participem nas competições europeias e é um dos nove clubes portugueses que podem os requisitos exigidos pelas instâncias internacionais.

O Rio Ave é sexto classificado e se o campeonato terminasse hoje os vilacondenses tinham alcançado um lugar que dá acesso à Taça UEFA em 2004/05. Mas, esta teoria não passaria à prática. Ou melhor, se os regulamentos se mantivessem iguais aos que estiveram em vigor até à época passada, a equipa de Carlos Brito ia mesmo às competições europeias mas como esta temporada tudo mudou, o Rio Ave não poderá jogar na UEFA mesmo que matematicamente alcance um dos seis primeiros lugares da Superliga.

Manuel Quaresma, secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol, explicou à Maisfutebol Rádio os novos regulamentos dos quais todos os clubes da Superliga foram informados atempadamente: «É o primeiro ano que a UEFA vai obrigar que os clubes para participarem nas competições europeias estejam licenciados. Houve um processo de licenciamento em que nós tivemos o nosso manual aprovado. O manual foi enviado para os todos os clubes da Superliga que foram convidados para participar em Workshops, fizemos dois, e os clubes tiveram até 31 de Dezembro para manifestarem a sua vontade de se candidatarem a uma licença.»

Este foi o primeiro passo que, segundo Manuel Quaresma, foi divulgado aos 18º clubes que disputam o principal campeonato português. Agora será a Federação Portuguesa a decidir que os clubes cumprirem as exigências. «Depois de manifestarem essa vontade [de se licenciarem], até 31 de Janeiro mandaram os documentos do processo que neste momento estão a ser analisados e cuja resposta será dada até ao final do mês de Abril. Nós estamos a analisar os documentos que foram mandados e até 30 de Abril vamos comunicar aos clubes os documentos que faltam para nos enviarem e fazermos algumas vistorias das infra-estruturas desportivas», afirma o secretário-geral da F.P.F.

Ou seja, a Federação exigiu que os clubes preenchem um vasto questionário onde outras coisas, tiveram que dar conhecimento da sua situação financeira assim como das instalações desportivas de que dispõem quer ao nível da formação quer do futebol profissional. Os nove clubes acima indicados, preencheram os documentos necessários para se licenciarem e poderem aspirar a um lugar nas competições europeias. Agora é a F.P.F quem decide, como sublinha Manuel Quaresma: «Agora em primeiro lugar será a Federação a entender se os clubes cumprem, ou não, os requisitos da candidatura para terem o licenciamento. Depois disso a UEFA vai confirmar, ou não, se nós atribuímos bem o licenciamento. Portanto quem atribui o licenciamento são as federações nacionais.»

O secretário-geral da Federação diz quais são os candidatos: «Os clubes que se candidataram ao licenciamento foram F.C. Porto, Sporting, Benfica, Belenenses, Boavista, União Leiria, Marítimo, Nacional da Madeira e Sporting de Braga. Só estes clube podem neste momento participar nas competições da UEFA da próxima época.»

Ponto final no assunto. Os outros clubes podem classificar-se nos seis primeiros lugares da Superliga mas só os seis primeiros destes nove candidatos vão estar presentes nas competições europeias em 2004/05.

Sem comentários: