segunda-feira, março 01, 2004

Panteras Negras

Na sequência das afirmações da claque Panteras Negras, afecta ao Boavista FC, decidi enviar o e-mail que de seguida reproduzo:

"Boa noite,

Começo desde já por identificar-me, o meu nome é Luciano Rodrigues, sou o sócio 4411 do Clube de Futebol "Os Belenenses", e faço parte da Direcção do Núcleo "Os Belenenses" da Ajuda/Belém.

Devo dizer que o crescimento do Boavista é positivo para o futebol Português (note-se bem, futebol). No entanto, sendo esse um crescimento sustentado nos tentáculos de poder que giram em volta de uma família, faz mais lembrar um crescimento tipo Siciliano. Até porque todos sabemos os métodos utilizados. Isso não invalida que os adeptos verdadeiramente Boavisteiros, como acredito que vós sois, não sintam desmesurado orgulho no obra que cresceu, e em especial no título Nacional em futebol, pelo qual vos endereço os meus parabéns, apesar de não gostar da forma como o ganharam. Garra e jogo viril tem o Porto, não se pode confundir com violência e anti-jogo.

Muito me surpreendeu a vossa crónica e "queixinhas" aos pasquins do sistema sobre a recepção no Restelo, na medida em que não vi nada que se tenha passado que extravazásse os limites. Aliás, a Vossa claque é que me parece que não comprou bilhetes para ocupar cadeiras com camisolas gigantes (onde terão ido buscar essa ideia original, já sei, foi um rastilho que se acendeu no vosso cérebro), roubando o lugar a quem comprou bilhete. Sim, porque ao contrário do que afirmam no site, o jogo não foi de portas abertas (parece que 20.000 pessoas no Restelo o ano passado incomodavam muita gente), mas sim a pagar. E as 10000 pessoas que ocuparam o topo norte ou compraram bilhete, ou receberam bilhetes da empresa Digal Gás, que adquiriu praticamente a totalidade daquela bancada. Nunca a vossa segurança esteve em perigo por 2 motivos claros e objectivos: por um lado, houve sempre polícia à vossa volta ; por outro, a bancada não estava reservada a ninguém, muito menos a umas dezenas de pessoas, e quem entrou para o topo norte tanto podia ser axadrezado como azul, e os adeptos azuis não são nem violentos, nem pirómanos.

Não percebo então a queixa seguinte relacionada com a mudança de bancada. Afinal, queriam ou não uma bancada reservada? Se não tiravam a "logística" que ocupava lugares que a outros pertenciam, e foram forçados a ver a primeira parte em pé, o que queriam que fosse feito? Não me digam que tiveram medo de pisar a nossa bonita pista de tartan azul, ou será a falta de hábito em ver um Estádio na verdadeira acepção da palavra que vos fez pensar que aquele azul mais não era que um poço sem fundo onde vos queríamos afogar? Têm toda a razão em reclamar a falta de bar naquela bancada, aí nem digo nada, até porque eram receitas para o Belenenses. Quanto às casas de banho, idem aspas, apesar de me parecer que se precisassem de ir seriam encaminhados para a casa de banho mais próxima.

Por último, é curioso verificar que ficam surpreendidos com a presença dos Insane Guys a apoiarem o Belenenses, precisamente um adversário na luta pela manutenção. Será que não percebem o que isto quer dizer? E que tal deixarem o "Vale Tudo", a apostarem no futebol? Portugal agradece...

Com os melhores cumprimentos,

Luciano Rodrigues"

Sem comentários: