sábado, abril 03, 2004

1º Torneio de Pro Evolution Soccer do Núcleo Ajuda/Belém

O 1º Torneio de Pro Evolution Soccer do Núcleo Ajuda/Belém foi um sucesso, com a participação de 10 jogadores entusiasmados e que entusiasmaram quem assistia.

Numa competição renhida na fase de grupos, o vencedor acabou por ser José Lameira, que se superiorizou com naturalidade na meia final e final, apresentando um nível e fluidez de jogo dignos de registo, com momentos de pura magia que entusiasmaram a plateia. Todos os jogadores utilizaram a mesma equipa, decidida por sorteio, que ditou a Nigéria.
Miguel Freire foi porventura o jogador que demonstrou maior evolução ao longo do Torneio, apesar do "score" final não o demonstrar, mas há que ter em consideração que foi incluído no grupo mais complicado, onde se encontravam quatro concorrentes de peso.
Pedro Alves, o outro finalista, mostrou alguns bons pormenores, porém o seu jogo perdia fluidez e por vezes demonstrava algumas carências defensivas, apesar de ter sido um digníssimo finalista.
Pedro Cruz, que não passou a fase de grupos por manifesta infelicidade, sem ter tido nenhuma derrota e tendo derrotado o posterior campeão, merece uma menção especial por ter emprestado a PlayStation e por ter mostrado o futebol mais "trabalhado" do Torneio.
João Carvalho, o último concorrente deste Grupo 1, mostrou que tem boas noções, mas ainda lhe faltam umas horas diante do ecrã para ter a naturalidade de movimentos e a rapidez de raciocínio para almejar voos mais altos.
Entrando agora nas contas do Grupo 2, que acabou por ficar só com 4 elementos por desistência de Gonçalo Veríssimo após 2 jogos (curiosamente com um empate e uma vitória, mas todos os jogos contra este jogador foram anulados), Paulo Chantre foi um elemento em evidência pela sua consistência defensiva.
André Torres, um dos semi-finalistas deste grupo, mostrou pormenores interessantes e um futebol bem trabalhado, tendo tido manifesta falta de sorte na meia-final, à qual porventura não terá ficado alheia a lesão que exibia no polegar esquerdo.
Pedro Gonçalves manifestou algumas dificuldades para se envolver no jogo, mas teve uma postura digna e 2 empates em 3 jogos são um resultado motivador.
Por último, Paulo Ferreira, o outro semi-finalista deste grupo, apesar de um futebol aos repelões e extremamente directo, mostrou grande á-vontade e excelente progressão ao longo do Torneio.

Grupo 1:
1º-José Lameira - DVVV - 9 pontos
2º-Pedro Alves - VEVD - 7 pontos
3º-Pedro Cruz - VEEE - 6 pontos
4º-João Carvalho - VDDE - 4 pontos
5º-Miguel Freire - DDED - 1 ponto

Grupo 2:
1º-André Torres - EVV - 7 pontos
2º-Paulo Ferreira - EDV - 4 pontos
3º-Paulo Chantre - EED - 2 pontos
4º-Pedro Gonçalves - EDE - 2 pontos

Meias-Finais:
José Lameira-3-0-Paulo Ferreira
Pedro Alves-1-0-André Torres

Final:
José Lameira-2-1-Pedro Alves

Nas meias finais, José Lameira superiorizou-se claramente a Paulo Ferreira, vencendo confortavelmente por 3-0, numa partida que o encheu de confiança para a final, onde encontrou o adversário que mais temia, Pedro Alves, que derrotou André Torres num jogo onde foi bafejado pela sorte, e em que a palavra golo nada queria com André Torres.

A final correu de feição a José Lameira, que entrou muito forte e marcou um golo logo nos primeiros minutos. Apesar da réplica de Pedro Alves, a tónica do jogo continuava do seu lado e foi com naturalidade que o segundo golo surgiu. A partir daí, começou a dar espectáculo, mostrando um reportório de fintas e "reviengas" dignas de envergonhar um Verona ou um Valdiran. No entanto, aos 73 minutos, numa carga por trás à entrada da área, um dos seus jogadores foi expulso e do lance resultou o golo de Pedro Alves, pelo que José Lameira daí para a frente fez um jogo mais calculista e evitou por pouco males maiores.

José Lameira, o vencedor, será agraciado num dos próximos jogos do Belenenses em casa com uma Taça oferecida pelo Clube de Futebol "Os Belenenses", na pessoa de Luís Silva, que muito nos honrou ao tomar a iniciativa de nos contactar nesse sentido. José Lameira terá, assim, a possibilidade de dar a sua "volta olímpica" na mais bela pista de atletismo do mundo. Após este sucesso, conto com todos vós para a segunda edição.

Sem comentários: