quarta-feira, abril 07, 2004

Há vida na "blogosfera" azul
Reportagem publicada no jornal O JOGO, da autoria de Francisco Frederico, a quem agradeço a disponibilidade e interesse demonstrados pelo Belenenses, mostrando que o jornalismo a sério não são só tácticas e lesões. A ele, e a todos vós que nos fazem "escrever", o meu muito obrigado!

O advento da Internet mudou os hábitos dos adeptos do popular clube de Belém. As conversas de café, no estádio ou em qualquer outro espaço público, deram lugar a um mundo novo, onde tudo se discute... por detrás do ecrã do computador
Já em 1951, o escritor alentejano Manuel da Fonseca (Santiago do Cacém, 1911 - Lisboa, 1993), em "O Fogo e as Cinzas", dizia que o largo da aldeia tinha deixado de ser o "centro do mundo". Tinha razão. Mas estava longe de imaginar que, passadas umas décadas, o local das discussões do quotidiano pudesse mudar radicalmente. O futebol, esse vulcão de paixões, acompanhou a mudança.
Num ápice, a Internet passou a ser o veículo privilegiado pelos amantes do desporto-rei para exprimirem as suas amarguras ou alegrias acerca do clube da sua predilecção. Dos sítios, oficiais ou não, às "mailing lists", fóruns de discussão ou "blogs", entre terminologias inglesas ou adaptadas ao português, as opções são muitas e variadas. No caso do Belenenses, estes últimos congregam a comunidade mais activa.
Pedro Lourenço é o responsável por um dos espaços de troca de ideias sobre o emblema do Restelo mais visitado, em http://cfbelenenses.blogspot.com/. A decisão de criar um "blog" "nasceu por brincadeira" e, no princípio, "ter dez visitas era uma festa". Agora, são mais de 120 por dia (oito mil desde Novembro), com origens tão díspares como a Roménia ou os Estados Unidos. Há até um "bloguista", muito viajado, que faz questão de marcar presença sempre que chega a um país diferente - na última semana estava em Accra, no Gana. O mais curioso é que alguns dos emigrantes conseguem, não raras vezes, estar mais informados do que quem vive ao lado do Estádio do Restelo. Parece descabido, mas O JOGO é testemunha deste fenómeno. "A grande força do 'blog' é que qualquer pessoa pode actualizá-lo. Há uma grande interacção entre quem edita e quem participa. Às vezes, basta deixar uma pergunta e a resposta logo chega. E nem é preciso perceber de informática, tudo é extremamente prático", conta Pedro Lourenço, que aponta outras vantagens, em relação, por exemplo, aos jornais: "Nós não temos limites de espaço ou tempo. Além disso, o imediatismo permite-nos estar e ser informados quase em cima do acontecimento."
As notícias da Comunicação Social sobre o clube de Belém, principalmente da Imprensa desportiva, são uma das matérias-primas mais utilizadas e são, com frequência, reproduzidas assim que disponíveis "online", por volta das três da manhã. O crivo dos ciberleitores costuma ser implacável: há elogios quando os textos são oportunos ou pertinentes e chamadas de atenção quando os escritos trazem incorrecções ou gralhas.
Comentadores e pesquisadores
Pedro Domingues vive na terra que viu nascer Manuel da Fonseca. Não escreve com a arte do conterrâneo, mas é uma autêntica enciclopédia de futebol, especializada em assuntos do Belenenses, e tem ainda outra paixão. "É a maluqueira pela net, os computadores e os 'chats' que me faz ocupar algum tempinho nas pesquisas", desvenda um dos "bolguistas" mais interventivos, que atingiu a fama ao acertar em cheio, com várias horas de antecedência sobre os jornais, no nome de um jogador (Luciano Alvarez) que esteve perto de rumar ao Restelo. "As vezes, deito-me às tantas, mas já fui mais aficcionado. Agora, casado e com uma criança pequena, tenho outras responsabilidades e há que de dar assistência em casa", desabafa.
Desenganem-se aqueles que pensam que estas coisas da Internet são só para a malta jovem. O exemplo parte de Duarte, de 58 anos, que logo recebeu o epíteto de comentador para as modalidades amadoras. Mas também há mulheres com opinião, como a Andreia, uma belenense dos quatro costados, sempre disposta a deixar o seu comentário.
Sofrer com humor
De 15 em 15 dias, quando o Belenenses joga fora, muitos dos confrades "bloguistas" (e não só) juntam-se no Núcleo Ajuda/Belém para assistir aos jogos pela televisão e, alguns deles, até aproveitam para se conhecer pessoalmente. Inaugurado no final de Janeiro, este espaço de convívio dos prosélitos azuis já não chega para a quantidade de frequentadores, num local onde a cumplicidade e a comunhão são por de mais evidentes. O JOGO foi conhecê-lo em dia de desafio com o Marítimo (derrota por 2-0) e testemunhou como ser belenense é ser diferente. O humor e o "fair play" com que muitos sócios abordaram a partida e a forma desassombrada como encaram o futuro desportivo do clube, mesmo com o risco da descida, torna-os especiais em relação aos homólogos dos "grandes". Se há adepto fiel, é aquele cujo coração bate pelo Belém.
Luciano Rodrigues é um dos principais dinamizadores do núcleo e também ele tem um "blog", http://belenenses.blogspot.com, que já recebeu 5500 visitas desde Fevereiro. Tal como os outros editores ou simples frequentadores destes sítios na Internet, ocupa uma boa parte da sua vida, "inclusivamente no emprego", a actualizar, discutir ou analisar o quotidiano do emblema da cruz de Cristo. Os assuntos mais polémicos dizem respeito à SAD e costuma haver mais comentários quando a equipa perde, desabafos naturais do seguidor sofredor. E há quem garanta haver elementos da Direcção que, sob o disfarce de pseudónimos, também costumam, de vez em quando, meter a colher.
Petiscos e... computadores
O Núcleo Ajuda/Belém é paragem obrigatória para os "bloguistas". O convívio e os petiscos do senhor Cardoso convidam a entrar e as gargantas só não secam de tanto gritar porque há sempre cerveja fresca pronta a sair. Durante o jogo, as únicas pausam servem apenas para actualizar os "blogs" ou não fosse o imediatismo um dos pontos fortes destas novas formas de comunicar.

Sem comentários: