quinta-feira, abril 15, 2004

Números de uma época

Artigo escrito por Francisco Frederico escrito no jornal O JOGO.
Sabia que o clube do Restelo ainda não ganhou nem à sexta-feira, nem ao sábado, e que a segunda-feira é o dia que mais pontos rendeu? Que sofre e marca mais golos no último quarto-de-hora dos jogos? Que foi o "vice-campeão" de Setembro, mas o segundo pior em Janeiro?
O desconforto que Augusto Inácio revelou nas últimas semanas em relação aos jogos à segunda-feira não tem afinal qualquer razão de ser. Numa análise levada a cabo pelo sítio da Internet http://belenenses.blogspot.com - e por Luís Vieira -, a conclusão é evidente: o Belenenses conseguiu o maior número de pontos da época precisamente nesse dia. No total, foram 15 pontos (quase metade do pecúlio actual!), traduzidos em quatro vitórias, três empates e apenas duas derrotas. As sextas-feiras e os sábados, ao invés, revelaram-se desastrosos: nem uma vitória. As explicações para estes números são variadas, mas uma delas pode residir no facto de os jogadores azuis reagirem melhor quando estão sob pressão. Ou seja: quando jogaram conhecendo os resultados dos adversários, a resposta foi (quase sempre) positiva. O próximo encontro em Alverca - que é decisivo, por sinal - terá lugar num domingo, o segundo dia mais produtivo para a turma do Restelo, embora com resultados equilibrados: 10 jogos, três vitórias, outros tantos empates e quatro derrotas. Em suma, o domingo rendeu 12 pontos.
Curiosa é também a pesquisa feita no sítio http://www.azuldorestelo.blogspot.com (por Pedro Domingues), relativa às fases do jogo em que o Belenenses marca e sofre golos. Um dado salta à vista: é no último quarto de hora que a equipa revela maior vulnerabilidade, mas é também nessa altura que se mostra mais concretizadora. Dos 50 tentos sofridos, 13 deles surgiram entre os 76' e 90'. Mais: do total de golos sofridos até agora, a maior parte (31) aconteceu após o intervalo. O mesmo se pode dizer em relação aos remates certeiros... com uma ressalva: o segundo período em que os azuis mais acertam nas balizas é o primeiro quarto de hora.
Ainda no mesmo sítio, foi criado um "ranking" mensal para a "performance" belenense. O mês de Agosto foi o pior de todos, mas apenas registou uma partida, em Alvalade (derrota por 4-2), razão pela qual a equipa ficou classificada no penúltimo lugar da classificação. Em Setembro, pelo contrário, deu-se uma recuperação notável, fruto de três vitórias e dois empates. O pior veio no trimestre seguinte, com os triunfos a rarearem (nem um em Outubro e Novembro) e o consequente trambolhão na classificação. É em Janeiro que chega o período mais negro, que resultou no regresso ao 17º posto e coincidiu também com a saída de Bogicevic e as primeiras semanas de Inácio. Desde dessa altura, o percurso voltou outra vez a ser ascendente: 15º em Fevereiro, 12º em Março e 11º em Abril.
Por fim, uma referência para a média de assistências no Restelo: 4653 espectadores. Para ter um ponto de referência, o clube lisboeta tem uma taxa de ocupação dos lugares disponíveis no estádio (40 000 lugares) de 11 por cento, sendo por isso o 10º clube com mais público da SuperLiga.

Sem comentários: