domingo, maio 30, 2004

Derrotados dentro e fora de campo

Esta manhã levantei-me cedo e fui até ao Restelo, para assistir aos jogos das nossas equipas dos escalões de formação. As minhas expectativas eram particularmente altas relativamente à equipa de Juvenis A, que em mais uma partida da fase final do Campeonato Nacional defrontava a formação do Boavista.

Primeira desilusão: o jogo começou às 11 horas... Às 12 horas, hora em que o Sol vai bem alto e forte, duas equipas de miúdos de 16 anos, jogavam uma importante partida do seu campeonato. Perfeitamente inacreditável...

A história do jogo é simples de contar: a equipa do Belenenses nunca foi superior à do Boavista, que mais rápida e agressiva marcou durante a primeira parte 2 golos sem resposta, todos eles em jogadas rápidas de contra-ataque. O terceiro dos axadrezados chegou logo no início da segunda parte, quando o Belém tentava reagir contra as diversas adversidades com que se defrontou durante este jogo.

A arbitragem foi fraca e prejudicial à nossa equipa. Por duas vezes, um dos laterais do Boavista caiu sobre a bola dentro da área (ao sentir que a ia perder), tocando-a com a mão. Em nenhuma das jogadas o árbitro assinalou falta atacante (o que não se justificava), nem as grandes penalidades que se impunham.

Mas o pior nem foi o árbitro. Segunda desilusão: perante a falta de sorte dos nossos miúdos, um grupo de "velhos do Restelo" deu largas à sua má educação e falta de fair-play, insultando os atletas. Os pais dos jogadores azuís, que se concentravam na bancada a incentivar a equipa, responderam e iniciou-se um longo período de "gritaria" nas bancadas, que obrigou à intervenção de agentes da PSP presentes no local.

Escusado será dizer que os jogadores azuis começaram então a dividir a atenção entre o jogo e as bancadas, certamente preocupados com o envolvimento dos seus pais nos tristes acontecimentos...

Não posso criticar os pais dos jogadores, que defenderam (com alguma exaltação, é certo) os seus filhos perante a falta de inteligência e de educação dos (supostos) adeptos azuis que os insultavam. Mas não posso deixar de dizer que a derrota por 0-3 não foi apenas o resultado de uma actuação fraca em campo. Ela deveu-se também às lamentáveis cenas na bancada do campo n.º2.

Resta apenas dar os parabéns aos nossos juvenis A pelo facto de terem chegado bem longe, e de terem sido a única equipa de futebol a lutar por um título nacional (presnetes na fase final) esta temporada. Eles não mereciam (até por esta razão) ser apelidados como "a equipa mais fraca do clube".

Resta ainda solicitar a estes "adeptos" azuis que não voltem a aparecer pelo Restelo com a mesma atitude, pois este tipo de "apoio" é dispensado...

Sem comentários: