segunda-feira, maio 31, 2004

Formação Vs Manjedoura



Começo hoje a minha crónica semanal, sobre as minhas dissertações, inquietações, perguntas e talvez algumas respostas.
Antes de mais começo por me apresentar. Meu nome é José Lameira, tenho 24 anos, sou simpatizante do Clube de Futebol “Os Belenenses”, e fui convidado pelo meu amigo Luciano Rodrigues a escrever uma pequena crónica semanal. Estou certo que alguns já me conhecem dos meus comments diários aos posts colocados no Blog.
Os artigos por mim escritos são antes de mais um convite à reflexão e por sua vez á utilização deste Blog como um espaço de debate.

Hoje começo por questionar a dicotomia, existente no futebol, entre a formação e compra ao desbarato de jogadores inflacionados pelos agentes do futebol.
Começemos com um exemplo de nível mundial, o Ajax. O objectivo das escolas do Ajax é formar miúdos, para fazer deles profissionais de futebol e um dia chegarem á equipa principal.
Pelo menos nos últimos 20 anos temos visto sair do Ajax jogadores fabulosos, tais como: Van Basten, Bergkamp, Davids, Rikjaard, Seedorf, Kluivert, ... e uma lista interminavél de jogadores. Ainda no Euro 2004, vamos ter a oportunidade de ver duas das mais recentes e promissoras estrelas “fabricadas” nas suas escolas, estou a falar de R. Van Der Vaart e Van Der Meyde.

Esta pequena introdução serve para abrir alguns pontos de discussão relativamente ao futebol português em geral, e ao Belenenses em particular.
As nossas selecções mais jovens, estão “sempre” a disputar as finais das competições mais importantes (Torneio de Toulon, Euro sub-17, Euro sub-21, Mundial sub-21), e muitas vezes ganhamo-las com bastante brio e profissionalismo. Para além da já “saudosa” geração de ouro, que é feito das dezenas de jogadores que espalharam magia nas respectivas selecções? Teremos nós receio de apostar nos jogadores que nós próprios fazemos campeões e depois retiramos-lhe a oportunidade de se mostrarem entre os grandes?
Preferimos pagar 10.000, 15.000 a jogadores com nome na praça, mas que se olharmos á lupa o único feito que conseguiram foi marcar 10 golos num campeonato qualquer quando tinham 23 ou 24 anos. Precisamos nós de 8 contratações a meio da época? Precisamos de um Ceará? Não querendo bater no ceguinho mas o Belém não pode servir de manjedoura para alguns energúmenos do futebol poderem vir “comer” e não deixar nada de positivo.

Nas equipas mais jovens do Belenenses temos campeões em todos os escalões, a formação no clube é o investimento mais barato e ao mesmo tempo mais rentável ao nível económico e desportivo. Ao nível regional qual o miúdo de 14, 15, 16 anos que não gostaria de jogar no Belenenses? O Belém é uma instituição grande e respeitada em Portugal, e poderá exercer esse poder para recrutar verdadeiros diamantes em bruto que andam por aí a jogar em clubes regionais ditos menores, e também noutros países. Ainda para mais que Portugal sempre teve uma posição previlegiada pois temos excelentes relações com muitas das nossas ex-colónias bem como com outros países africanos. Com apenas cerca de 10.000 Euros mês podemos recrutar meia dúzia de olheiros em funções a tempo inteiro. E não estou a falar do olheiro que é amigo de X que por sua vez conhece Y, estou a falar de profissionais qualificados, com formação superior. A chamada geração Mourinho não é visível apenas ao nível do treinador principal, mas também nos treinadores-adjuntos, olheiros, fisioterapeutas, e porque não dirigentes, directores,...

Os alicerces estão lançados, as estruturas do clube estão ao nível dos chamados três grandes. Precisamos apenas de encarar o futuro com profissionalismo e deixarmo-nos de amadorismos. Ou melhor, seguir o exemplo das ditas modalidades amadoras mais sangue, mais suor e menos sanguesugas e parasitas.

Um abraço e até para a semana!

Sem comentários: