terça-feira, maio 25, 2004

Planeta Belenenses



Começo hoje uma colaboração semanal neste blog, o qual considero ser a melhor fonte de informação e discussão sobre o nosso clube. Desde já agradeço aos seus editores por me terem dado esta oportunidade.

Escolhi para nome “Planeta Belenenses”, por dois motivos, em primeiro lugar porque o nosso clube é universal, e depois porque as crónicas não se vão cingir à análise do “centro do mundo” (futebol profissional). Como autor, e penso que falo pelos editores deste blog, queremos ir às “aldeias” e criticar, sugerir, felicitar todos aqueles atletas, dirigentes, empregados que vivem para e do Belenenses.

Numa altura em que tanto se fala de pseudo-contratações, pseudo-dispensas, e pseudo-reestruturações, escolhi neste primeiro artigo falar da “empresa” CF Belenenses, SAD”, ou melhor “CF Belenenses”, pois a primeira só tem de diferente da segunda o “,SAD” em frente à sua designação comercial.

Estruturalmente, e partir de dados retirados do relatório de contas de 2003 temos os seguintes dados: 4 presidentes, 15 vice presidentes, 8 secretários/vogais, e pasmem-se 69(!) Directores e assessores, entre os quais João Pedro Pais e Jorge Coroado, é claro que faltam aqui contabilizar os inúmeros administrativos que representam 50% dos custos totais do clube.
Resumindo, concluindo e baralhando: estamos perante o modelo tão bem conhecido dos portugueses “Sector Público” uma verdadeira empresa portuguesa.
A minha pergunta sobre este ponto, e sem querer lançar ainda mais pânico, mas afinal quem é que manda? E os 69 directores e assessores, qual o seu papel? Que me perdoe o João Pedro Pais, por quem tenho enorme amizade, mas para além do dom natural para cantar só lhe reconheço vocação desportiva na área da luta greco-romana, será que existe no CF Belenenses?
Onde é que estes ilustres cabem todos no camarote presidencial? É bom que as obras de ampliação tenham beneficiado também esta parte do estádio.

Tal e qual uma qualquer repartição de finanças no Belenenses todos mandam a seu belo prazer e ficam indignados quando se põe em causa a “boa-vontade” que ali empregam diariamente. E ainda por cima sem remuneração dos chamados “gestores”! Ora aqui está um bom exemplo para os nossos governantes, aliás, para todos nós: vamos dispensar os nossos ordenados por amor às empresas onde trabalhamos, é garantido lugar até...sabe-se lá quando!

Penso que seria injusto não deixar aqui registado o valoroso trabalho dos senhores que controlam as entradas no estádio. Também aqui temos os traços de Repartição, onde as borlas funcionam para quem sabe dizer o nome certo à entrada dos cativos, e não é tão bom ver o jogo lá de cima! A equipa nem merece que se pague as quotas!!!

Enfim, a ideia de pôr bandas magnéticas no cartão de sócio foi brilhante, é pena é que nem para os pontos da gasolina aquilo dá... Mas que coisa, se os sócios que compram bilhetes anuais podem andar com um molho de bilhetes para a época agrafados às 3 pancadas, não há necessidade de muito mais! Sem querer entrar em comparações, os últimos jogos de futebol fora do Restelo a que pude assistir foram em Estádios com controlo efectivo de entradas (e um deles foi no Brasil(!)num estádio com cadeiras de ferro, dá que pensar...)

Enfim, é assim que eu vejo o CF Belenenses enquanto empresa, se não corresponde à realidade a culpa não é minha, é o que deixam transparecer para fora, e nem só de imagem desportiva se fazem os sucessos, a imagem de um Clube-empresa é o que ele deixa transparecer, desde os festejos das vitórias até orgulho ferido das derrotas. Se a base da pirâmide não funcionar, o topo nunca conquistará, porque o Belém são os seus sócios e estes merecem ser tratados na palma da mão.

Meus senhores, se há coisa que eu, com 23 anos, sei fazer, é admitir quando erro… Agora o que eu gostava mesmo era que, independentemente da continuação desta (des)organização, pudessem admitir perante os 21.176 sócios do CF Os Belenenses que erraram muito nos últimos tempos, porque isso não é vergonha nenhuma…vergonha é bater no fundo e não saber onde porquê...
Ninguém tenha dúvidas que o Belenenses só vai sair da mediania quando as sua organização se alterar...e há tanto para melhorar!

Um abraço e até para a semana

Sem comentários: