quinta-feira, maio 20, 2004

Um pouco de história...

No início da temporada 1938-39, os corpos sociais em funções faziam a seguinte análise da situação do clube, nas palavras de Acácio Rosa: "A situação do clube inspira cuidados e apreensões e tem reflexos nos resultados do futebol". Os problemas com o clube se deparava então eram de dois tipos: financeiros, decorrentes dos gastos avultados no Estádio das Salésias, e deportivos.

Pouco tempo antes o Belenenses havia inaugurado não apenas a cobertura de uma das bancadas das Salésias, como o primeiro relvado destinado à prática de competições desportivas, em particular do futebol. Tratou-se de um importante investimento, que na altura deixou o clube numa situação competitiva mais enfraquecida (devido aos gastos verificados).

Todavia... foi precisamente poucos anos depois que o Belenenses viveu os seus mais gloriosos momentos desportivos, com a vitória da Taça de Portugal (1942, por 2-0, frente ao Guimarães), duas vitórias nos campeonatos de Lisboa (1943-44 e 1945-46), para além da brilhante vitória do Campeonato de Portugal 1945-46. Nessa altura, significativa parte dos jogadores da selecção eram provenientes das Salésias (Amaro, Quaresma, Feliciano, Simões, Serafim, entre outros), e iniciava-se um trabalho ímpar de formação nas escolinhas do clube.

Analisando a história do Belenenses desde 1919 é possível verificar que momentos de "crise" sempre se manifestaram no clube, em ciclos de 10 a 15 anos. Depois desses ciclos, o Belenenses ergueu-se e arrancou excelentes prestações ao nível do futebol. Assim foi nos anos 30 (campeões de Portugal), depois nos 40, nos anos 50 e 60 (décadas durante as quais o clube chegou a forma equipa temíveis, em que jogaram Di Pace, Matateu ou Vicente), nos anos 70 (quando chegámos ao 2º lugar) ou mesmo nos anos 80, quando conquistámos de forma brilhante a Taça de Portugal.

Os anos 90 inauguraram um período de prolongada crise desportiva no futebol, unicamente minimizada no ano em que o Belenenses formou uma excelente equipa orientada pelo técnico de má memória João Alves, e que acabou por ser "desmembrada" no fim dessa temporada.

Cerca de 10 anos depois desta última prestação assinalável, é hora de dar lugar à tradição, e fazer (re)nascer no Restelo uma equipa capaz de lutar de igual para igual com qualquer formação portuguesa. Tal como no fim dessa já longíncua década de 30, o clube acabou de investir fortemente na modernização das suas instalação e infraestrutura de apoio às equipas de competição e escolas de formação... falta dar o salto para os sucessos no futebol, desporto "Rei" no Belenenses!

Sem comentários: