quinta-feira, junho 03, 2004

O que nos falta?

Hoje parto para uma breve análise àquilo que, a olho nú, serão as maiores lacunas do nosso plantel.

Começando pela baliza, aí estamos extremamente bem apetrechados, com o Imperador Marco Aurélio, o experiente Botelho e a esperança Pedro Alves.

Analisando a defesa, constatamos que o corredor direito está já preenchido, com Sousa e Amaral a chegarem e sobrarem para as encomendas. No entanto, do lado oposto, o único lateral esquerdo que temos é o Bruno Simão. De resto, vivemos das adaptações de Eliseu ou Gonçalo Brandão. No eixo, também as coisas estão "fora dos eixos". Com o fim da "dupla maravilha" Filgueira/Wilson, quem nos resta? Neste momento temos no plantel Mangiarrati, Paulo Sérgio, Emerson, Wilson, Hélder Rosário e Gonçalo Brandão. Olhando estes jogadores um a um, chegamos à conclusão que temos demasiados líberos e um défice de jogo de cabeça. Este problema seria resolvido com o recuo do Pélé, mas o Pélé é ainda mais útil a meio-campo. Portanto, urge contratar um central forte no jogo aéreo.

Olhando o meio-campo defensivo, diria que quem tem o Pélé, tem tudo. Mas, e infelizmente esta época sofremos desse mal, existem lesões e castigos, são precisas alternativas. Paulo Sérgio pode jogar à frente, Tuck é importantíssimo mas já não tem o mesmo pulmão e Andersson, para "desenrascar", não é de desprezar. Mais à frente, no miolo, contamos com um craque que foi desaproveitado na última época, o Andersson, um jogador com uma excelente capacidade para fazer a ligação defesa-ataque. Aí, podemos contar ainda com o contributo de Neca, Rúben Amorim ou Marco Paulo. Do lado direito, Amaral não desconhece a posição, e Neca joga a bem a flectir para o centro. Do lado oposto, parece-me que estamos muito bem servidos, em especial se o Brasília ficar, pois sabe atacar, tem visão e um excelente posicionamento táctico. Temos também o Eliseu, que eu acredito que expluda na próxima época.

Na frente de ataque, temos Antchouet, que precisa de jogar com alguém "corpulento" à sua frente... será o Ceará?

Resumindo e concluíndo,penso que neste momento, e não considerando as supostas-não confirmadas-falsas-mas-reais contratações de Rodolfo Lima e Cristiano, necessitamos dos seguintes jogadores: um lateral-esquerdo, um central, um extremo rápido e forte no um-para-um, capaz de jogar nos dois flancos, um organizador de jogo experiente, capaz de substituir Neca à altura (Verona?) e 2 avançados, um móvel e um fixo. Nomes, assim de repente, lançaria: Miguelito, Rolando (pelo que vi é óptimo, mas é preciso não esquecer que está verdíssimo), Marco Ferreira, Ricardo Nascimento, Rodolfo Lima e Manoel (ou Josiesley Ferreira).

Sem comentários: