terça-feira, junho 15, 2004

Pretérito Mais Que Perfeito... - Dia 13



1. Matateu marcou um dos golos com que Portugal obteve a sua primeira e histórica vitória sobre a Inglaterra, em 22 de Maio de 1955. Esteve ainda presente outro jogador do Belenenses: Dimas.

2. O 3º Lugar foi a classificação que o Belenenses obteve mais vezes no Campeonato Nacional de Futebol: 14 vezes. A seguir, vem o 4º lugar: 9 vezes. (Quanto a alguns outros clubes, as classificações mais vezes obtidas são as seguintes: Benfica – 1º; Boavista - 4º e 9º; F.C. Porto – 2º; Marítimo – 12º; Sporting – 3º; Vitória de Guimarães – 6º; Vitória de Setúbal – 5º e 7º.

3. O desporto feminino tem grandes tradições no Belenenses. Falaremos noutra altura de grandes proezas no atletismo e da grande Georgete Duarte ou da nadadora Ana Linheiro, duas grandes senhoras, a última das quais também como dirigente. Por hoje, lembremos que as atletas belenenses ganharam o Campeonato Nacional de Basquetebol em 1954/55 (acumulando, ainda, o Campeonato de Lisboa) e a Taça de Portugal em Andebol, na época de 1975/76 (tendo vencido o Campeonato de Lisboa na época anterior).


Sem comentários: