terça-feira, junho 08, 2004

Selecção do dia: Itália



A selecção Italiana tem sido ao longo dos tempos uma das mais fortes selecções mundiais, apesar de muitas vezes ser das menos apaixonantes... ou talvez não. O seu estilo de jogo sofrido e calculista faz vibrar milhões de pessoas de outras nacionalidades, que apreciam o perfeccionismo defensivo e eficácia ofensiva das selecções e equipas italianas. Aliás, a Serie A pode não ser o campeonato mais "afamado" no mundo neste momento, nem aquele com maiores capacidades financeiras, porém é o campeonato de sonho de qualquer jogador. Quem for bom na Serie A, é fantástico em qualquer lado.

É extremamente complicado fazer menções individuais numa equipa de luxo como a "squadra azzurra". Quem conta com nomes como Buffon e Toldo (só para a baliza), Cannavaro, Panucci, Nesta, Zambrotta e Matterazzi (na defesa), Gattuso, Pirlo ou Fiore (no meio campo) ou (pasme-se) Inzaghi, Del Piero, Totti, Vieri e Cassano (no ataque) pode aspirar ao topo do mundo. Ah, e um senhor do futebol chamado Trappattoni no banco... o céu é o limite.

A Itália está incluída no Grupo C, juntamente com a Dinamarca, Suécia e Bulgária. Como é um hábito dos transalpinos, a passagem dos grupos será feita a custo e nas fases seguintes em prolongamentos e penaltys. Mas não acredito que não atinjam, pelo menos, as meias-finais.

Por último, uma palavra para a presença da Squadra Azzurra nas instalações do Belenenses, com as quais os seus resposáveis ficaram maravilhados. Aliás, para receber um colosso do futebol mundial como a Itália poucas foram as alterações necessárias, salientando-se unicamente a construção de um ginásio amovível (numa tenda) num extremo do relvado principal. As fotos das infra-estruturas Belenenses ao serviço da Selecção Italiana poderão ser encontradas no Site Oficial do Belenenses.

Somos todos portugueses e queremos ver a nossa selecção Campeã da Europa, mas todos os adeptos azuis vão estar a torcer pela Itália, desde que isso não coincida com os interesses nacionais.

FORZA ITALIA!!!



Palmarés - 1 título europeu e 3 Títulos Mundiais

Sem comentários: