segunda-feira, julho 19, 2004

Belém Dominador (1ª parte)

Belém dominador num mundo sem grandes
Artigo de Miguel Amaro, publicado no jornal Record em 21 de Julho de 2003
 
A menos de um mês do inicio de mais uma Liga muitos adeptos apostam já no futuro campeão. Benfica, FC Porto e Sporting surgem naturalmente como grandes favoritos e talvez únicos candidatos. Mas qual seria a sua aposta se os três grandes não existissem? É dificil imaginar o futebol português sem estes três emblemas mas foi que fizemos e aqui apresentamos o resumo de 65 classificações finais.
 
Durante 65 anos de campeonato nacional, o futebol português foi dominado por Benfica, Sporting e FC Porto. Estes emblemas reunem a simpatia da esmagadora maioria dos adeptos e tornou-se normal encarar cada Liga numa corrida a três, na qual os restantes participantes surgem praticamente como figurantes. A realidade é, e sempre foi, esta, mas se entrarmos no mundo do faz de conta chegamos a uma conlcusão: o futebol português era muito mais equilibrados e emotivo se os três grandes não existissem. O Belenenses seria o clube com mais titulos, mas outros onze emblemas já teriam festejado a conquista do troféu.
 
É dificil imaginar, mas sem os três maiores clubes nacionais tudo seria muito diferente. O "Belém", como único grande de Lisboa, teria provavelmente milhões de adeptos espalhados pelo País. O Boavista, isolado na Invicta, seria o rival por excelência. Mas o Minho estaria bem representado por V.Guimarães e Sp. Braga e o V. Setúbal talvez não andasse no sobe-e-desce, assumindo-se como grande representante da região. O Algarve também já teria feito a festa por duas vezes, ambas graças ao Portimonense e até o interior conheceria a glória futebolistica com o Sp. Covilhã campeão. E, a julgar pela aura de "clube simpático", a Académica seria um caso muito sério.
 
A partir de agora entramos num Mundo Novo. Águias, leões  e dragões deixam de existir e fazemos uma retrospectiva de 65 anos de campeonato. Não nos limitamos a retirar apenas os três grandes das classficações finais de cada ano, pois esse método não representaria os verdadeiros campeões. Ou seja, se um clube ficou no quarto lugar da Liga, mas conquistou vários pontos contra os habituais três primeiros, a sua classificação não teria sido a mesma se esses jogos não tivessem existido. Por isso, apagámos os resultados do Benfica, Sporting e FC Porto de todos os campeonatos e fizemos as novas tabelas finais.
 
A conclusão pode também revelar resposta a outra velha questão do futebol português: quem é afinal o quarto grande? Se dependesse dos resultados deste estudo não restariam dúvidas , o Belenenses seria mesmo a quarta potência, beneficiando do passado com duas décadas de domínio quase absoluto. Mas o seu ultimo titulo teria já sido festejado há 15 anos (em 1987) e assim corriam sérios riscos de ser igualados por Boavista e V.Guimarães nos próximos anos como novos dominadores do futebol luso.
 

Esta seria a melhor equipa de sempre do futebol português se os três grandes não existissem. Este plantel do "Belém" de 1959, orientado por Fernando Vaz, conquistaria o quinto titulo num total de sete seguidos. E em 12 anos, de 51 a 63, ganharia a prova dez vezes. Matateu (o terceiro em baixo, a contar da esquerda) era o goleador e grande craque dos azuis.
 
(continua)

Sem comentários: