terça-feira, julho 27, 2004

Cabral e Petrolina a caminho do Restelo

É hoje noticiado na imprensa desportiva, nomeadamente pelos jornais A Bola e O Jogo, que o Belenenses está próximo de contratar o ex-benfiquista Cabral, que assim regressaria à casa que lhe deu projecção, para além de estar em negociações relativamente a Juninho Petrolina. O Cabral já está com 31/32 anos, mas ainda é capaz de fazer umas boas 2 épocas, é um jogador que nunca me pareceu o que o "endeusaram", mas é natural, uma vez que foi contratado pelo Benfica. Tem uma grande vantagem, preenchendo 2 lacunas importantes do plantel, nem que seja como "back-up", pois não temos nem defesa esquerdo nem direito suplentes. Já o Juninho Petrolina é um criativo, médio de ataque puro, um Verona com mais cabeça e um pouco menos de magia. O que me preocupa relativamente ao Petrolina são os seus conhecidos "antecedentes" comportamentais em Aveiro, mas confio plenamente na capacidade de análise e visão de Rui Casaca e Carlos Carvalhal.

O que me apraz registar é que pelo menos agora parece haver um critério nas contratações. Isso é fundamental. Se calhar o que veio nos jornais há 2 ou 3 dias, que tinhamos o plantel fechado e não havia dinheiro, era para despistar a concorrência e de Rincons estamos nós fartos.

Este ano temos um plantel estruturado, as pessoas demonstram saber o que querem. Não é estar a atacar ninguém, mas sinceramente, não andamos a falar que queremos um "caixote" para a área e aparece um "porta-chaves" que ninguém ouviu falar. Este ano, pelo menos isso, pediu-se o "caixote", mas o porta-chaves que veio tem qualidade comprovada. Acho, sinceramente, que indo buscar estes 2 jogadores ficávamos com um óptimo plantel. Um 11 inicial consistente e um óptimo banco, com jogadores como Andersson, Neca, Cabral, Rodolfo Lima, Brasília...deixem-me sonhar!!!

Só não concordo com a dispensa do Ceará, jogos haverá em que serápreciso um caixote na área, e ele não é tão mau como a "bancada o pinta", senão o Santos não estava interessado nele. Simplesmente, é daqueles pontas-de-lança que marca uns 10 golitos numa boa época, mas temos de compreender que a sua função, mais do que marcar golos, é arranjar espaços e desgastar as defesas.

Só uma última questão: como é que encaixamos Petrolina e José Pedro no mesmo meio campo, sabendo que jogamos com 4 homens? Um é trinco(Tuck ou Pélé), à frente Marco Paulo ou Andersson, será que encostamos o José Pedro à esquerda e o Petrolina à direita??? Isso é quase um 4-2-4 aberto!

VAMOS A ELES BELÉM!

Sem comentários: