terça-feira, agosto 17, 2004

Discriminações da comunicação social: estamos fartos!


Vive-se no nosso país, no que diz respeito à actividade desportiva, uma situação que dia a dia se agrava, ultrapassando todos os limites admissíveis. A Comunicação Social praticamente só fala de três clubes. Mesmo em jornais desportivos, esses 3 clubes ocupam muito mais páginas diárias do que Todos os outros clubes JUNTOS.

Nós, belenenses, estamos fartos, fartíssimos de ser tratados como uma coisa qualquer; de ver amesquinhada a nossa história, pretendendo-se apagar o FACTO OBJECTIVO de que rivalizámos ombro a ombro com esses clubes, durante décadas, e sem as benesses e os privilégios de que beneficiaram e continuam a beneficiar cada vez mais; de não vermos anunciados e noticiados condignamente os eventos que realizamos ou em que tomamos parte, quando não são pura e simplesmente ignorados; de não ser referida a ligação ao nosso clube de atletas que brilham no estrangeiro, contrariamente ao que se passa quando pertencem àqueles três clubes; dos contínuos erros na identificação dos nossos dirigentes, treinadores e atletas; do espaço exíguo que nos é reservado; da habitual colocação aos nossos atletas, muitas vezes ocupando a maior fatia da referência, de perguntas sobre esses três clubes, nomeadamente se gostariam de neles ingressar, o que acharam dos tempos em que os representaram, etc; estamos fartos da prodigiosa ignorância com que jornalistas destacados para a nossa cobertura demonstram relativamente ao Belenenses. Sim, disso e de muito mais, estamos FARTOS, FARTOS, FARTOS!

Tendo, ao longo da sua existência, passado por fases de glória, de força e de pioneirismo, que nos fizeram ser não só DOS primeiros como, em muitas coisas, OS primeiros, e por fases de infortúnio, de enfraquecimento e de falta de recursos, as características dos Belenenses ajudam os seus adeptos a não ser unilaterais na sua visão dos acontecimentos, a compreender diferentes pontos de vista, e a exigir tratamento e justiça igual para todos!

Por isso, manifestamos aqui a nossa solidariedade para com todos os outros clubes que igualmente são desprezados, ignorados ou mal tratados pela Comunicação Social! Basta do domínio oligárquico de três clubes nos media! Basta de tanta discriminação! Basta de querer fazer crer que só esses três clubes têm adeptos, e que em todos os outros clubes, os adeptos só o são em 2ª linha, como 2º clube da sua preferência e paixão. NÃO É ASSIM! Para um belenenses, é impensável que o seu clube, o BELENENSES, não seja o 1º clube. E há em Portugal, certamente mais de uma centena de milhar de Belenenses, provavelmente, aliás, cerca de 200.000. E há muitos adeptos do Vitória de Setúbal, do Vitória de Guimarães, da Académica, do Beira-Mar, do Salgueiros... de tantos outros. São centenas de milhares de adeptos destes clubes que não os três a que se dá todo o realce, que são desconsiderados, tratados como adeptos e cidadãos de 2ª classe, ofendidos todos os dias na sua dignidade e na sua paixão clubística! Basta! Basta! Basta!

Sim, basta! Como é possível que o novo penteado de um jogador do Benfica, uma vitória do Sporting contra uma equipa dos Distritais (respeitável, sem dúvida) ou o discurso de um dirigente do F.C.Porto numa das suas filiais seja capa de jornais desportivos, e objecto de transmissões televisivas, e não o seja a presença do União de Leiria na final da Taça Intertoto? Como é possível que um daqueles clubes possa ocupar 12 páginas seguidas de um jornal, quando, por exemplo, 15 clubes da Superliga de Futebol, todos juntos, ocupam 2 páginas do mesmo jornal? Como é possível que se conceda 13 páginas, a um clube da Superliga, e 12 linhas, a outro? Como é possível que se relate com muito mais pormenor e destaque uma peladinha num treino desses clubes, do que jogos para a 1ª Divisão entre outros clubes? Como é possível que, ao anunciar-se os convocados para a selecção olímpica de futebol, se tenham referido os jogadores que pertenciam a clubes estrangeiros, àqueles três clubes portugueses e, depois, acrescentado: “e mais três jogadores pertencentes a outros clubes nacionais”? Como é possível que tudo isto seja a regra e não a excepção?

Esta atitude da Comunicação Social justifica a revolta, que deve ser manifestada de modo pacífico mas inequívoco, de todos os que desta forma são desprezados, ignorados, aviltados e, além do mais, dificultados em construir ou em reconstruir a sua grandeza, face à imensa pressão dos que pretendem entronizar para todo o sempre o SISTEMA de domínio e privilégio de três clubes. ESTAMOS FARTOS! PASSOU TODOS OS LIMITES DA DECÊNCIA! CHEGOU A HORA DE DIZER “BASTA!”.

Sem comentários: