terça-feira, agosto 31, 2004

A nossa comunicação social



No seguimento do texto do passado dia 17, publicamos de seguida alguns exemplos da discriminação da comunicação social portuguesa.

15/08/2004

Transmissão do jogo Portugal - Marrocos dos jogos olimpicos de Atenas 2004:
"Lourenço, jogador do Sporting emprestado ao Belenenses"...

Mas porque não dizem também: "Hugo Viana, jogador do Newcastle emprestado ao Sporting"???

15/08/2004

- Muito maior destaque (cinco vezes mais) na capa ao jogador do Benfica Vilela, e á vitória dos encarnados em jogo particular contra o Estoril do que há conquista de uma medalha de prata de um ciclista português nos Jogos Olímpicos (sendo, apenas, a 18º medalha conquistada por portugueses em todas as Olimpíadas);
- Crónica do jogo Estoril – Benfica. Referências ao Benfica ou seus jogadores e treinadores: 44; idem ao Estoril, 12: E ainda se aproveitou uma legenda de uma foto para dizer que a um avançado benfiquista foram “assinaladas faltas que não cometeu”. O título da crónica só refere o Benfica, como se este tivesse jogado sozinho...
- Apreciação individual de jogadores, no mesmo encontro: 50 linhas para os jogadores do Estoril (em vários casos só uma palavra: “Discreto”, “Tímido”, Controlou”!); 130 linhas para os jogadores do Benfica (só Luisão ocupou praticamente o mesmo espaço que todos os jogadores do Estoril).
- Jogo Braga – Bétis. Foi-lhe dedicado meia página, menos que ao jogo Vilafranquense – Benfica B. E compare-se essa meia página, com as páginas e páginas dedicadas ao Benfica-Bétis, antes e depois do jogo (depois, menos que o previsível, dada a estrondosa derrota do Benfica).

16/08/2004

Na capa, dá-se 4 vezes mais realce a um jogador do Benfica ser convocado para a selecção da Cróacia do que à vitória da selecção portuguesa em desafio dos Jogos Olímpicos!

Sem comentários: