segunda-feira, agosto 02, 2004

Palavras que foram ditas 2: São Assim Os Belenenses…



Em 1937, o jornal “Eco dos Sports” publicava um belo texto sobre o nosso clube. Por o considerar tão significativo e comovente, reproduzo aqui alguns excertos:

“Já nos referimos aos pombos que a rapaziada de Belém larga em pleno azul, após as suas vitórias. Hoje, fazemos mais. Apresentamos o pitoresco duma fotografia em que se vê o popular Azevedo, findo o jogo com o Benfica, abrir as mãos e atirar para a imensidade a boa nova dum pombo correio, que levava o amável segredo da vitória…

Bilhete curto, de caligrafia comovida e nervosa, ele aí vai pelos ares fora, sobre o coração da ave – pronto a tornar-se em foguetes e vivas…

Ganhámos! Uma palavra apenas, a saber a lágrimas e a risos. A gente de Belém, à maneira antiga e desprezando os telefones, contenta-se assim a olhar o céu, ansiosamente…
- Lá vem! Lá vem!

(…)

Belém desesperava. O desafio estava dado como perdido – e todos se olhavam com tristeza. E quando finalmente, com a sua fidelidade, generosa, o pombo surgiu, ninguém queria acreditar…

- Ganhámos! Ganhámos!

São assim os entusiastas do grupo da praia. Querem ao seu clube como se quer a uma pessoa de família. Amam-no e comovem-se com os seus triunfos. Choram e afligem-se com as suas derrotas.

Belém é assim um clube que vive das almas…

(…)

Quando Belém acaba um jogo há sempre lágrimas. É o clube popular por excelência. O seu entusiasmo sincero e comovedor, cheio de ingenuidade talvez, é assim enorme como um gigante de alma primitiva.

(…)

São assim os Belenenses!”.

Se eu tivesse que falar, a comoção embargar-me-ia a voz e eu não conseguiria bradar o que sinto, e que aqui escrevo como um grito vindo directamente do peito: Belenenses, sempre! Ontem, Hoje e Amanhã!

Sem comentários: