segunda-feira, agosto 09, 2004

Palavras que foram ditas 5: Pepe, novamente



Pepe, novamente
(para o amigo Nuno Gomes e para o seu pai)

Do mesmo artigo de Homero Serpa, continuamos a reproduzir magníficos excertos:

“Pepe estreou-se na primeira categoria do Belenenses em 28 de Fevereiro de 1926 (…) nas Amoreiras, contra o Benfica. Pepe fez o golo da vitória no derradeiro minuto, na marcação de uma grande penalidade. Augusto Silva, capitão da equipa, confiou no elemento mais jovem do grupo desgastado pela recuperação que operou no último quarto de hora da partida, virando o resultado de 1-4 para 4-4. E Pepe marcou o golo do triunfo, iniciando assim uma extraordinária carreira, terminada abruptamente em 24 de Outubro de 1931.

Apenas durante cinco anos, foi o ídolo dos belenenses e o temido mas respeitado adversário dos outros clubes. Foi internacional, ganhou o Campeonato de Lisboa em 1926, 29 e 30. Foi campeão de Portugal em 1929. Participou em 140 jogos. Assistiu ao crescimento do seu clube. Viu-o passar do Campo do Pau do Fio para as Salésias, facto importante que aconteceu em 29 de Janeiro de 1928. Acompanhou-o das acanhadas instalações da Rua Vieira Portuense para uma sede condigna na Rua da Junqueira. Ajudou a projectar um simples clube de bairro, que tivera um princípio agitado e, também, contrariado.

Na época de 31/32, o Belenenses voltou a conquistar o título de campeão de Lisboa. A fotografia comemorativa do feito mostra os jogadores com o sinal de luto nos braços. Neste mesmo ano, foi inaugurado nas Salésias, durante as comemorações do aniversário do Clube, o monumento a Pepe, transferido para o Restelo quando o Belenenses foi obrigado a abandonar as Salésias, facto que encerra um ciclo brilhante da vida da colectividade belenenses, fundada e sublimada por homens com a estatura de José Manuel Soares, um dos rapazes da praia”.

Acrescentamos somente duas notas. Quando Augusto Silva disse a Pepe para marcar o tal “penalty”, este, cheio de humildade e respeito pelo grande capitão, respondeu, incrédulo: “Eu, Senhor Augusto?!”. O Campo do Pau do Fio foi o primeiro espaço de jogos e treinos do Belenenses, ficando situado no espaço em frente da Rua Vieira Portuense.

Sem comentários: