sábado, setembro 11, 2004

Imaginemos...

... que eu tenho um carro clássico, em excelente estado de conservação. Imaginemos agora que o Automóvel Clube de Portugal me pede o carro, porque está a preparar uma equipa para entrar na Mille Miglia, uma competição destinada a automóveis clássicos.

Como é óbvio, para mim é uma honra que o carro que tanto trabalho me deu a encontrar numa garagem esconsa, algures no Fundão, seja escolhido entre todos os existentes em Portugal para participar nessa prova em representação do ACP. Afinal, é o culminar de um trabalho de restauro que me ocupou umas largas centenas de horas (terão sido milhares?) e me esvaziou a carteira de umas dezenas de milhares de euros. Mas, caramba, o meu carro vai representar o meu país.

No dia combinado, almoço com o piloto que irá conduzir o meu carro. É uma conversa afável, em que ele elogia o meu carro e o que tenho trabalhado nele. Agradeço a simpatia, mas recordo-lhe os problemas que a caixa de velocidades tem dado, pedindo-lhe para não ser demasiado exigente com a mesma e para, por favor, evitar a todo o custo fazer passagens de caixa demasiado rápidas. Saudamo-nos calorosamente à saída, ele satisfeito por poder conduzir uma fantástica peça de museu, eu orgulhoso deste carro que é quase a obra de uma vida.

Vou acompanhando a prova pela Internet e pela Comunicação Social, e preocupa-me o facto de logo no primeiro dia ter havido uma "chatice" com a mecânica. Telefono para Itália e um dos responsáveis pela representação portuguesa diz-me que houve um problemazinho com a caixa, mas está já resolvido, para não me preocupar. Assim faço, contente pelo bom tempo alcançado pela equipa portuguesa.

No dia seguinte... a equipa portuguesa perde mais de 2 horas e meia por causa de novo problema com a caixa. Ligo ao responsável inquirindo sobre os problemas, mas novamente me dizem que é um problema menor, já resolvido. Começo a preocupar-me, afinal tenho uma prova de clássicos na Serra da Estrela 3 dias depois da chegada do carro. Será que vem em condições?

Finalmente o meu carro chega. A prova correu mais ou menos, mas o mais importante foi representar o país. Por outro lado, um milionário russo até está interessado no meu carro. Pobre coitado, não sabe o valor das coisas. Abro a porta com saudades, ligo a ignição, ouço aquele ronronar que me põe louco. Embraiagem a fundo, 1ª... a 1ª está complicada... o piloto faz um sorriso amarelo, e o responsável ainda me diz: "Maçarico!" Bom, vou tentar em 2ª... nada, nem sequer entra. Saio do carro fulo, tenho a prova daqui a 3 dias e nem consigo levar o carro para casa.

Pedem-me desculpa, e avisam-me que daí a 4 meses há uma prova de clássicos em França, que o meu carro foi muito apreciado e que gostariam de contar com ele. Explicam-me detalhadamente o problema com que o carro ficou. E enviam-me o carro para casa... no reboque! Passo os 2 dias seguintes a abrir o motor, para chegar à caixa que não percebo porque não funciona. Tal como eles me haviam dito, só com uma caixa nova. Mas uma caixa nova tem de vir de Inglaterra, pelo menos uma semana! E aquela prova em que eu queria tanto entrar, que a minha mulher até quer ir comigo! Afinal, o carro é de quem? Quem é que o restaurou? Quem é que investe nele?

Isto lembra-vos alguma coisa?

Sem comentários: