domingo, setembro 26, 2004

O 1º Mergulho 2004, no CF "Os Belenenses"

Artigo publicado no BLOG AQUÁTICO

O complexo olímpico de piscina do Restelo acolheu ontem de manhã o "1º Mergulho" da Temporada, evento inserido no 85º aniversário do Belenenses, clube histórico da natação e do pólo-aquático de Portugal.

A prova não competitiva marcou o inicio da época aquática do clube, pese embora as suas equipas de competição já tenham recomeçado os treinos no início de Setembro, depois de um mês de merecidas férias. Recorde-se que as equipas competitivas do Belenenses disputam todos os anos ao mais alto nível as provas do calendário nacional, na natação e pólo-aquático.


Complexo Olímpico do Restelo

O Blog Aquático assistiu ao "1º Mergulho" com emoção. Desde logo porque não escondemos que o Belenenses é o clube do nosso coração, e aquele pelo qual torcemos, dentro dos limites do que é saudável e aceitável.

E foi ao assistir às primeiras braçadas das crianças que se iniciam na natação pura ou no espectacular desporto colectivo aquático que é o "Water-Polo" que nos recordámos de páginas de ouro escritas pelo nadadores azuís, desde os idos anos 20.

A natação no Belenenses é praticamente um dos desporto fundadores do Clube. Assim, o baptismo de água teve lugar a 23 de Setembro de 1923, na doca de Belém, pelas 13 horas, numa prova inserida no calendário das festividades do então 4º aniversário do Belenenses! Este interesse dos azuis pelos desportos de água não será alheio ao facto de Belém ser a freguesia ribeirinha por excelência em Lisboa, toda ela voltada ao Tejo, então um rio limpo e convidativo.

Em 1926 disputava-se a primeira partida de pólo-aquático com a participação de uma equipa belenense. O jogo colocou frente a frente os azuis e a equipa dos "Vendedores de Jornais". Pelos de Belém jogaram Joaquim Vaz, Eduardo Serra, Licínio Vaz, Delfim da Cunha, João Dário, João da Silva Marques e Libertino Bastos.



E porque é justo lembrar aqui os grandes campeões belenenses, importa destacar os nomes de Delfim da Cunha, João da Silva Marques e Mário da Silva Marques, primeiro nadador olímpico português.

Delfim da Cunha foi um grande nadador de longas distâncias, em mar aberto. Em inúmeras provas de 8 e 12 quilómetros, Delfim da Cunha fazia valer a sua força e abnegação, vencendo as longas travessias de rios mais ou menos gelados, como o Tejo e o Douro...

João da Silva Marques era um nadador mais fino, de piscina. Foi campeão nacional e recordista de Portugal... Atleta de excepção, simultaneamente nadador e jogador da equipa de pólo, nadando muitas vezes provas em pontos diferentes do país no mesmo dia, João da Silva Marques é provavelmente uma das maiores lendas do clube.

Depois da década de 20, o Belenenses conheceu outros momentos de glória e nadadores excepcionais. Na sector feminino destacou-se por exemplo Ana Linheiro, atleta dedicadíssima ao clube, e que ainda hoje tem responsabilidades no Museu/Sala de Troféus do Belém.

Hoje o Belenenses é proprietário de uma piscina olímpica, bem como de outros espaços ideiais para a aprendizagem da natação e do pólo-aquático. Encontram-se reunidas as condições para que o clube estabilize a posição que lhe é devida, entre os primeiros lugares da modalidades aquáticas, quando não no primeiro dos primeiros! Criaram-se as infraestruturas - ou seja, as bases essenciais para a promoção das modalidades - e os resultados desportivos têm aparecido com frequência nos últimos anos.



85 anos depois da fundação do clube e 81 anos depois do 1º Mergulho azul, o Blog Aquático envia o grande abraço a todos os nadadores e jogadores da natação e do pólo-aquático belenense, a todos os técnicos e dirigentes. A todos, de 1923 até aos dias de hoje, pois as medalhas e recordes conquistadas neste novo século são o resultado da semente lançada à água pelos iniciadores dos desportos aquáticos no clube.

Sem comentários: