sexta-feira, setembro 24, 2004

Sobre os convidados de ontem...

Belenenses e Benfica empataram ontem a duas bolas, no jogo que marcou o ponto alto do calendário desportivo das comemorações do 85º aniversário do Belenenses. Sobre o jogo já muito se escreveu, mas não faz mal nenhum voltar a repetir que a nossa equipa demonstrou uma vez mais carácter, alegria, fio de jogo e sobretudo uma atitude competitiva de excepção. Por duas vezes estivemos a perder e por duas vezes chegámos à igualdade... mais 15 minutos e a vitória seria bem provável. Os 15 minutos à Belenenses voltaram. Ainda bem!

Todavia, este texto destina-se a levantar algumas questões acerca do assunto que “aqui e ali” vai sendo discutido, algumas vezes com argumentos sólidos, outras vezes com apontamentos de humor que não escondem o mal estar que este jogo com o Benfica gerou entre uma parte dos sócios do nosso clube.

As relações entre Belenenses e Benfica viveram ao longo da história momentos de tensão. Alguns desses episódios já foram lembrados aqui, no Blog do Belenenses, e todos temos com maior ou menor conhecimento de causa, noção perfeita deles.

Esta tensão histórica sempre resultou do facto de nós sermos considerados pela generalidade dos benfiquistas como um género de pedra no sapato, verdadeiro entrave a uma dominação por parte do clube da Luz da cidade de Lisboa. Assim, se relativamente ao Sporting existe por parte dos da Luz uma atitude de doentia competição, no que diz respeito ao Belenenses a atitude é bem mais de irritação e má convivência.

Vem isto a propósito da polémica que constituiu o convite que foi endereçado pela direcção do Belém ao Benfica, para o jogo do 85º aniversário azul. É certo que este convite tem origens noutras guerras – também elas geradas pelo Benfica, como bem sabemos -, mas um convite para um aniversário é algo especial...

A pouca afluência de belenenses ao jogo de ontem prova que os nossos sócios e adeptos não têm memória curta. E é um sinal que deve ser entendido pela direcção do clube. Atenção: não discordo pessoalmente do reatamento de relações com os encarnados, até porque um dia isso teria de acontecer. Mas uma coisa é reatar relações... outra bem diversa é dar-lhes a honra que não merecem: a de comemorar os 85 anos do Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Prova disso foi o comportamento dos adeptos do Benfica ao longo dos 90 minutos do jogo. De tudo se ouviu ontem no Restelo: cânticos de apoio ao Atlético, os “Parabéns” cantados em coro depois do 1º golo dos visitantes, em jeito de provocação, e mensagens do mais ofensivo possível dirigidas ao nosso clube (cujo conteúdo não coloco aqui por educação e desprezo). Tudo isto na nossa casa, caros consócios...

Senti-me como o dono da casa que vê um estranho pousar os pés em cima da sua mesa. E logo no dia do seu aniversário...

Pela minha parte foi o último jogo amigável a que assisti com o Benfica. Pelo menos enquanto a atitude dos benfiquistas perante o Belenenses continuar a ser tão hostil como patética. Jogos amigáveis disputam-se com clubes amigos... e o do ontem... amigo não é.

Sem comentários: