sexta-feira, outubro 29, 2004

BELENENSES – BOAVISTA: Alguns votos

(Artigo da autoria de Eduardo Torres)

Para mim, o jogo com o Boavista não é de maneira nenhuma o jogo mais excitante da época. Só vem depois, por esta ordem, do Benfica, do Sporting, e do F.C.Porto. Mas, evidentemente, encaro-o com uma especial expectativa. E faço alguns votos:

* Desejo que o Belenenses ganhe. Atenção: que o Belenenses ganhe e, não, excepto por inerência, que o Boavista perca. Rivalidade não significa ódio, desporto não é uma guerra.

* Gostava, por isso, que não desperdicemos, em insultos que nada nos dignificam, a força, o entusiasmo e o talento que devemos usar a apoiar a nossa equipa. Pela nossa equipa e não contra a outra. Custará mais gritar “BELÉM! BELÉM! BELÉM” do que “Boavista, vão pró….?”. Por mim, o único sítio onde desejo que os boavisteiros vão, é ao fundo da baliza buscar as bolas dos golos com que ganhemos o jogo. Porque quero que ganhemos e não porque quero que eles percam…Adoro as nossas claques mas gostava que esta fosse a sua atitude…

* Ficaria satisfeito se alguém tivesse a bondade de explicar ao speaker de serviço que o nosso grito natural e espontâneo não é “Beeléeeeeem…” mas, sim, “BELÉM! BELÉM! BELÉM!”. É o estádio do Restelo, não a Luz ou o Dragão…

* Gostaria de ver as bancadas cheias e cheias antes do jogo começar. Gostava de reviver um momento lindo de dezenas de milhares de pessoas a aplaudir vibrantemente a nossa equipa quando esta entrar em campo. Mas isso temos que já lá estar. Há pequenas coisas que fazem a diferença. Só aparentemente são pequenas coisas. Não será muito mais motivador para os jogadores entrarem com uma bancada cheia em vez de meia, porque a outra metade só chega mesmo em cima da hora ou até depois? Não será boa ideia entrarmos, todos, uns minutos antes? É que, volto a dizer, o BELENENSES SOMOS TODOS NÓS!

* Faço votos por que nos engalanemos de azul, que é a expressão evidente da nossa alma clubística. Cachecóis? Sim! Mas também roupa azul, e bandeiras, muitas, muitas bandeiras! Como tenho saudades, como quero voltar a ver um mar de bandeiras azuis…Vamos a isso???

* Espero ver os jogadores, num cacho, a festejar golos, mas junto ao público, ao POVO AZUL, que compareça em grande número! E que fique com vontade de voltar! Que a equipa e o público sejam um só! Que ninguém, ao menos por vergonha, fique de braços cruzados, sem aplaudir a equipa! Vamos empurrá-la para a vitória! Porque…

O BELENENSES SOMOS TODOS NÓS!

Sem comentários: