domingo, dezembro 12, 2004

4-1... vitória normal da melhor equipa.


Esta noite, o Belenenses deu uma lição de futebol ao Benfica, que tem um orçamento 8 ou 9 vezes superior. Foi uma vitória normal e tranquila de uma equipa claramente superior e que teve na equipa de arbitragem o adversário mais complicado. No entanto, a espaços com futebol absolutamente delicioso, controlámos completamente o jogo e poderíamos ter marcado ainda mais 2 ou 3 golos, no que valeu ao Benfica a classe de Moreira.

Com Simão "desaparecido", fruto de uma marcação brilhante de Amaral (à meia hora Trapattoni colocou-o à direita, mas mesmo aí Cabral chegou "para as encomendas"), só mesmo Moreira valeu ao Benfica neste jogo. De resto, foi uma equipa completamente manietada e sem qualquer ponta de categoria aquela que hoje visitou o belíssimo Estádio do Restelo. Só Carlitos, entrado na 2ª parte, conseguiu jogar futebol, e dos seus pés nasceu o único golo dos encarnados.

Mas a lição mais importante a tirar deste jogo penso que foi entendida por Carvalhal: Andersson tem de jogar com um trinco a sério atrás, e aí temos equipa para sonhar! Pelé fez um jogo belíssimo e deu oportunidade a que Andersson brilhásse, sendo o motor de uma equipa, esta noite, demolidora. Está visto Mister, temos de jogar com um trinco a sério. Ainda bem que anda a ler os Blogs!

Parece-me injusto destacar pela positiva ou negativa algum jogador azul neste jogo, mas gostava de fazer 2 ou 3 comentários: José Pedro fez finalmente um bom jogo, de luta, entrega e lucidez ; Andersson jogou finalmente onde sabe e fez uma exibição deliciosa ; Wilson, tantas vezes por mim criticado, fez um jogão e assim tem lugar de caras no onze ; e por fim, obrigado por aquele toque de classe Antchouet!

Relativamente ao público, estava um estádio bem composto, com umas 15.000 a 20.000 pessoas. O público azul esteve inexcedível nesta partida, também porque a equipa acabou por "puxar" por ele. Esperemos que o público continue a cantar do início ao fim dos jogos, contra todos os adversários e também contra as adversidades. Só me entristece ouvir no fim do jogo os eternos insatisfeitos que acham que jogámos mal porque podíamos ter ganho por mais, porque tivemos sorte, por isto e por aquilo. É por este desvalorizar das nossas conquistas que andamos numa travessia de deserto há 50 anos. É pela falta de orgulho no que conseguimos. Venha o Nacional e vamos lá jogar assim, e a vitória espera por nós.

Para finalizar, a arbitragem. Podem dizer que não nos podemos queixar, que o penalty foi assinalado, e tudo o mais. Mas que foi tendenciosa é inegável. Paulo Paraty fazia de tudo para conseguir livres em frente à nossa baliza, para poupar amarelos ao Benfica e "dá-los" ao Belenenses. O lance entre Petit e Cabral na 2ª parte em que o nosso jogador é amarelado e Petit não vê o 2º amarelo é uma das anedotas desportivas do ano. Aliás, a Petit foi perdoada a expulsão pelo menos duas vezes. Bem como a Fyssas, cujo cartão amarelo deveria ser o 2º, logo minutos após uma entrada vergonhosa sobre Amaral que entrava completamente sozinho na área. E também Manuel dos Santos, nos últimos minutos, deveria ter sido expulso por falta sobre Antchouet. Mas, na minha opinião, bem pior que isso foi o apitar constante a favor do Benfica e a inclinar o campo para a nossa baliza. Mas quando se é incontestavelmente superior a uma equipa banalíssima...

PARABÉNS A TODOS, jogadores, equipa técnica e adeptos. A continuar assim, podemos de facto sonhar!

Sem comentários: