sábado, dezembro 11, 2004

Oportunidade única!

Este jogo com o Benfica tem tudo para que o Belenenses consiga uma grande vitória que possa relançar esta temporada. A um Belenenses praticamente na máxima força, opor-se-à um Benfica que discute a liderança mas é uma desilusão, e com uma defesa completamente remendada. Ora se a defesa do Benfica geralmente se porta mal, que dizer da defesa para este jogo? Oportunidade única meus caros!
O Belenenses tem todas as condições para se superiorizar ao Benfica nesta partida, bastando para tal jogar concentrado, com garra e ambição do primeiro ao último minuto. O nosso ataque terá pela frente uma dupla de centrais em que Argel avança de exibição desastrosa em exibição desastrosa e terá a seu lado um miúdo de 19 anos que se vai estrear... o que podemos querer mais? Para além disso, um dos principais jogadores do Benfica nesta temporada, Manuel Fernandes, está castigado...

Temos de encarar este jogo com uma nova postura que teima sempre em fugir das equipas azuis: garra e ambição. Vemos Estoril, Rio Ave ou Académica jogarem contra os "3 do costume" como se fosse o jogo das suas vidas. Não custa assim tanto, são 11 para 11, 22 braços e 22 pernas de cada lado. Já sabemos que normalmente eles têm mais 3 jogadores na equipa (é preciso referir quem?), mas como os jogadores medíocres que têm, talvez dê para compensar e continuarem a ser 11 para 11. Só temos de QUERER ganhar. E jogar futebol.

Espero sinceramente que não se repita a táctica de Alvalade, de tentar segurar o empate até ao intervalo e só depois tentar no contra-ataque qualquer coisa. Este Benfica é fraco e tem de ser posto sobre pressão, nomeadamente tirando-lhes o controlo do jogo (o que é especialmente difícil, ainda para mais com Manuel Fernandes de fora).

Gostava muito de ver as bancadas repletas de azul. Serão distribuídos 5.000 balões azuis, mas espero que sejam pelo menos o dobro de adeptos azuis. A ver vamos...

A confiança reina entre o plantel

Numa rápida troca de palavras com Marco Aurélio, Eliseu, Pelé e Tuck, foi fácil perceber que há para amanhã um espírito de vitória no seio da equipa, que se espera "transpire" para as bancadas, onde o público TEM de apoiar a equipa. Aliás, entrevistei hoje Pelé para o Jornal do Belenenses, e há uma frase que ele disse e que me parece ser importante, pelo que aqui vai a inconfidência em primeira mão: "acho que muitas vezes o público até começa por ajudar no início do jogo, mas à mais pequena infelicidade passa para uma postura de contestação que acaba por não ser a melhor ajuda." Já agora, não se esqueçam de ler o Jornal deste mês onde poderão ler a entrevista completa.

Não nos podemos esquecer nunca do nosso papel de adeptos. E por muito que não gostemos do jogador X, do treinador Y ou da táctica Z, é o nosso clube que está em campo e ele precisa do nosso apoio. Portanto, vamos perder a vergonha e vamos todos cantar, aplaudir, pressionar o adversário, gritar, rir e chorar. Estamos num jogo de futebol, não estamos na ópera.

Sem comentários: