domingo, janeiro 02, 2005

2004 Vs 2005

2004 foi, inquestionavelmente, um ano terrível para os adeptos azuis, em especial no que ao futebol diz respeito. Na 1ª metade do ano, lembro-me de 2 alegrias: uma vitória em Guimarães (a última) e a manutenção, a 20 minutos do fim da temporada, conseguida não por nós, mas através de uma vitória do Moreirense. Da 2ª metade do ano, apesar de vários sinais de maior organização, destaque-se o aparecimento de vários jovens com valor e, a única verdadeira alegria, a vitória por 4-1 sobre o Benfica.

De resto, em termos futebolísticos, foi um ano para esquecer. No início do ano, ainda o Blog do Belenenses não havia sido reactivado, foi publicado no Blog CF Belenenses um artigo da minha autoria, intitulado "2004 - Renovação, Agonia ou Morte Súbita?...". Reli-o hoje, pouco menos de 1 ano volvido, e sinto-me feliz por ver que conseguimos evitar a morte súbita, agonizámos e parece estar a ser encentada uma revolução de alguns meses a esta parte.

É assustador como, com alguns meses de antecedência, acertei nesta previsão: "Agonizaremos se o Marco Aurélio continuar a defender o impossivel, aquilo que poucos mais no mundo inteiro conseguem defender; se o Antchouet inventar um golito como só ele sabe, e mesmo assim tem andado tão esquecido; se o Verona arrancar um daqueles remates de fora da área e fizer um golão; se o Neca recuperar e fizer umas assistências que deixem qualquer avançado, por mais tosco que seja, com a baliza aberta. Dessa forma agonizaremos, e quem sabe talvez cheguemos ao fim da época ainda na SuperLiga." Mas ainda bem que acertei e que só agonizámos e a descida não foi mais que um cenário muito próximo.

Estivemos a 20 minutos da morte súbita, daquele que poderia ter sido o princípio do fim do Belenenses: "Pior mesmo é a morte súbita, a queda abrupta para a 2ª Liga, que os nossos dirigentes esquecem que é mais cara que a Superliga. As contratações falhadas, os tiros no pé, as renovações por fazer, o laissez faire que nos caracteriza... os outros não dormem, só nos embalam. Embalam-nos nos braços de Morfeu, olham-nos de lado com um sorriso sarcástico..." Não se concretizou, felizmente, mas porque alguma força divina o impediu. Todos nós, adeptos azuis, sabemos que se alguém merecia descer de divisão era o Belenenses. Quanto mais não fosse, por aquela atitude vergonhosa da última partida.

Impunha-se, portanto, a "Revolução". E se a meio do ano estava desesperado, chego ao início deste 2005 esperançado neste clube. Porque dizia há um ano atrás: "Precisamos de renovar a nossa SAD, impõe-se a utilização de um modelo profissional. (...) Há que ter uma administração forte, que não se subjugue a treinadores mercenários e empresários da banha da cobra. Há que saber investir, como e onde. Há que conhecer o mercado e saber jogar nele. Há que saber negociar. Há que diversificar contactos, estabelecer parcerias, trabalhar com o máximo de intermediários possivel na medida em que somos um clube pouco atraente. Mas precisamos de pessoas que se mexam tendo conhecimento daquilo em que se estão a mexer."

Olhando hoje o Belenenses, vemos claramente que temos uma SAD que sabe o quer e como quer, independentemente de concordarmos ou não com as suas ideias. Vemos, essencialmente, que as pessoas que comandam o futebol azul conhecem o meio em que se mexem. Ainda bem e oxalá não me desmintam ao longo deste 2005. Porque quero ver um Belenenses a lutar pela europa nesta época e um Belenenses ambicioso na próxima.

O Belenenses é Grande. Que tenhamos um 2005 em Grande!

Sem comentários: