quarta-feira, janeiro 12, 2005

Clubes complicados

Para onde caminha o Beira-Mar, uma equipa com pergaminhos no futebol português, envolta numa teia inglesa que a está a asfixiar e a tornar ridículas quase todas as notícias consigo relacionadas? A contratação de Luís Campos acaba por ser um mal menor. Apesar de ser um mal com alguma dimensão. O primeiro jogo já passou e começou logo goleado em casa…

Luís Campos parece ser claramente um treinador a evitar. Quando um treinador é contratado por um equipa e apressa-se a dizer que está habituado a viver em equipas que habitam os últimos lugares, esse orgulho cobre-se de ridículo. Um homem que conseguiu despromover 2 equipas numa só temporada, que saiu este ano do Gil Vicente envolvido em mais uma situação perfeitamente bizarra e que protagonizou no Restelo, há uns anos atrás, uma das situações mais revoltantes que vi alguém protagonizar num jogo de futebol (ganhando 3-0 no Restelo no último jogo da temporada, com Guga a gozar com os adeptos azuis após ter falhado um golo de baliza aberta em que voltou para trás, Luís Campos e o Brasileiro abraçaram-se, após esse lance no banco do Gil Vicente, com Guga ainda em campo!!!), como é que ainda tem crédito para andar na 1ª divisão??? Dêem-me um exemplo de bom trabalho que ele tenha protagonizado?

Faz-me lembrar outro incompetente, este ainda mais evidente, Carlos Manuel. Mas a verdade é que a imprensa conseguiu mesmo colocar Carlos Manuel no Sporting, pelo que a sua inenarrável capacidade como treinador deu ainda mais nas vistas. Depois de descer o Estoril à 2ª B e de salvar o Salgueiros da descida por pouco, tornou-se o treinador da moda na imprensa. Carlão merecia um “grande”, não se cansavam os jornais de apregoar aos 4 ventos! Tendo o Benfica conseguido não cair na asneira, eis que passado um mês é o Sporting quem o contrata. A primeira medida foi interessante: dispensou os serviços do treinador de guarda-redes Vítor Damas e colocou no seu lugar Agatão, que consigo trabalhava no Salgueiros e que fez uma carreira de jogador como defesa… portanto alguém que domina perfeitamente as técnicas de baliza!!! Mas pior ainda foi a contratação do roupeiro (!!!) do Salgueiros como Director de Futebol do Sporting!!!!! A partir desta situação, sucederam-se equívocos e parvoíces só ao alcance de predestinados para a asneira, como as pretendidas dispensas de Iordanov, Marco Aurélio ou Oceano (estas duas conseguidas antes da chicotada). Por outro lado, desaire após desaire, havia sempre mais um “miúdo” para experimentar, fosse ele Patacas (7 anos volvidos um lateral regular no Nacional), Santamaria (anda no Estrela da Amadora, na 2ª Liga) ou Vargas… Seguiu-se o Campomaiorense na sua carreira, e a asneira continuou: uma das primeiras medidas foi a dispensa de 3 jogadores, na altura as principais figuras da simpática equipa alentejana. Curioso verificar que as dispensas de jogadores com influência dentro do clube eram uma imagem de marca por onde “Carlão” passava… O mais ridículo de tudo foi, num jogo de Taça ante o Juventude de Évora (penso eu), a convocação de alguns juniores e um juvenil para a partida. E o juvenil, com 15 anos, foi titular. O seu nome era Sandro e anda agora pelos distritais. Carlão perdeu o jogo…

Não percebo o que leva dirigentes a tomarem decisões tão estranhas. A de Mano Nunes compreendo minimamente, pois está atado de pés e mãos aos ingleses. Era o Chovanec que se transformou, pela ausência, em Mladenov e que se transformou em Luís Campos, segundo o dirigente a primeira escolha!!! Era o empréstimo de Kingsley por 4 anos ao Malmo no início da época (???), é a Torre de Babel em que o Estádio de Aveiro está transformado, é o fim da relação António Sousa…

Tenho pena do Beira-Mar. Acho que é um dos clubes que “são” da primeira-divisão. Belenenses, Benfica, Porto, Sporting, Boavista, Guimarães, Marítimo, Braga, Setúbal ou Académica são clubes que fazem falta na primeira-divisão. Tal como o Beira-Mar, se não me engano, fará na próxima época.

Luís Campos tem, como está na moda dizer-se, pelo menos um mau Karma. Eu não ia nunca por aí, e não sou supersticioso. Mas arriscar para quê???

Sem comentários: