segunda-feira, janeiro 10, 2005

Mea Culpa

Há uns meses atrás afirmei convictamente que Carvalhal, José Pedro, Cristiano e Rodolfo Lima tinham capacidades para representar o Belenenses e fazerem a diferença. Enganei-me. Os únicos a quem continuo a dar o benefício da dúvida é a Carvalhal e a Rodolfo Lima.

Carvalhal mostrou-me há uns anos um Leixões fenomenal, com um futebol total, ofensivamente sufocante, defensivamente irrepreensível. Esse futebol assentava num 4-1-3-2 com uma defesa em linha, Odé a trinco, Abílio ou Besirovic a médio de ataque, 2 alas bem abertos (Zamorano, Brito, por vezes Pedras ou Antchouet) e uma frente de ataque com um "caixote" e um porta-chaves, respectivamente Detinho e Antchouet. Era uma equipa que sabia o que queria e jogava de olhos fechados. Por mais que Carvalhal queira arranjar desculpas, o plantel que tem à disposição este ano é bem melhor que esse. Portanto, toca a descobrir como pode pôr estes jogadores a jogar dessa forma. Porque eu não quero deixar de acreditar nele, até porque fui um defensor acérrimo da sua contratação. Mas que me tem desiludido muitíssimo...

José Pedro, que vi no primeiro jogo da pré-época e tinha visto jogar pelo Boavista também na sua primeira pré-época no Bessa, pareceu-me um jogador fantástico, como aliás já me tinha parecido no Bessa. Daí nunca ter percebido as constantes dispensas para a 2ª Liga onde o seu nome era muito falado. Pensava que tinha azar e ia explodir no Restelo. Afinal, não passa de um jogador com talento mas que tem tanta vontade de jogar futebol como eu de ser bailarino clássico. São exibições confrangedoras em série, sempre com o beneplácito da comunicação social que o venera. Mas as bancadas do Restelo já não têm paciência para ele. O problema é que parece ter lugar cativo.

Cristiano enganou-me muito bem enquanto estava no Benfica: fazia-me crer que as suas falhas resultavam do nervosismo que lhe era incutido pelos impiedosos adeptos dos milhafres. Afinal, é mau de mais. A sua velocidade de ponta arrepia de tão lenta, o que aliado a uns rins "hiper-duros" e lentidão de processos o transformam num pesadelo para qualquer equipa. Mas ainda ontem foi titular...

Rodolfo Lima era, para mim, um dos melhores jogadores da Superliga na época passada. Este ano, anda eclipsado no Restelo, apesar de ter tido algumas intervenções interessantes. Quero acreditar que a pouca utilização tem também contribuído para, quando chamado, ter sido inconsequente.

Cá está o meu Mea Culpa relativamente a pessoas sobre as quais me enganei. Como é óbvio, errei também noutros aspectos, mas ninguém pode adivinhar que profissionais com todas as condições, pagos a peso de ouro e a tempo e horas joguem de braços caídos.

É esta a minha mensagem para jogadores, técnicos e dirigentes:

Marca mais!
Corre mais!
Menos ais, menos ais, menos ais!
Quero muito mais!
Joga mais!
Sua mais!
Menos ais, menos ais, menos ais!
Quero muito mais!


Sem comentários: