sexta-feira, janeiro 14, 2005

Sobre o Estádio do Restelo, novamente...

O jornal diário "A Bola" apresenta hoje uma interessante reportagem acerca da utilização do espaço em que hoje se encontra o Estádio do Restelo por parte do Casa Pia. Nessa reportagem, Elsa Bicho entrevista dois antigos casapianos (Santos Pinto e Laurentino Costa), os quais lhe narram a história da expulsão do Casa Pia daqueles terrenos, fazendo ainda referência à transferência do Belenenses das Salésias para a antiga pedreira.
O Regime puniu "maçónicos e comunistas". Até aqui nada de novo. É por demais conhecida a repressão que o Estado Novo exerceu sobre comunistas e outros democratas, bem como sobre a maçonaria, a qual foi proíbida por decreto da Assembleia Nacional, dos anos 30. Sobre esta matéria existem textos de grande interesse publicados na Internet, da autoria de Fernando Pessoa e cuja leitura aconselho vivamente.

O que já não é verdade é que, ao contrário daquilo que muitos pensam e outros dizem, o Belenenses tenha sido o clube de eleição do regime, tendo beneficiado desportiva ou patrimonialmente dessa hipotética relação com os poderes da altura.

Já aqui se escreveu por mais de uma vez - o Eduardo Torres já aqui fez uma abordagem completa deste problema - que a transferência do Belenenses para o Restelo foi um processo pouco claro, que apenas prejudicou o nosso clube. Assim, não se justifica que se continue a escrever sobre "o natural contentamento do clube da Cruz de Cristo, feliz por lhe ser concedido o campo que ganhara a denominação de Estádio Municipal Américo Tomás" (curiosamente membro clandestino da Maçonaria).

Sinceramente não sei se o campo do Casa Pia era de facto situado no local onde hoje se ergue o nosso Estádio. Mas se foi não é de estranhar. As instalações de Belém da Casa Pia encontram-se desde há muitos anos nos antigos terrenos no Mosteiro dos Jerónimos, os quais incluiam historicamente uma área alargada, que abarcava o espaço do estádio e da Capela do Santo Cristo e a capela de S.Jerónimo - localizada um pouco a ocidente das piscinas do clube).

De qualquer forma também é bom lembrar que se o Belenenses ficou com o espaço do Restelo, a Casa Pia tem pelo menos parte da tutela das antigas Salésias, as quais se encontram num estado que deveria envergonhar a CM de Lisboa, a Casa Pia de Lisboa e a Escola Marquês de Pombal.

O Belenenses não é, não foi (e, de Deus quiser, não será) clube de poder nenhum... Já outros não se podem queixar do mesmo. Não acham que é tempo de desafazer esta ideia um tanto idiota?

Sem comentários: