domingo, janeiro 09, 2005

Vergonha


Vergonha é o único sentimento com que saí do Estádio do Restelo nesta tarde que me estragou mais uma semana. Tenho vergonha de ser do Belenenses, pois a equipa de futebol, quer se queira quer não a modalidade que tem realmente impacto, é de uma acefalia e falta de vontade atroz.

Quem é que esteve mal? Todos! O treinador começou por estar muito mal ao colocar no 11 titular os 2 reforços que podiam jogar. Claramente, falta de coerência de Carvalhal, que tinha referido que eles não vinham suprir lacunas, antes dar maior consistência ao plantel.

Muitos falavam do Paulo Sérgio, não percebiam o que eu dizia dele, que sabia jogar muito bem à bola, mas não era jogador de futebol. Acho que hoje perceberam o porquê de eu achar que ele não vinha fazer nada para o Restelo. Mas fico triste, pois ainda acreditei que ele me enganasse. Pode dar jeito pontualmente, até no banco, mas nunca pode ser titular no Belenenses. Pelo menos no MEU Belenenses!

Rui Ferreira é diferente, um jogador com muita rodagem e que tem condições para ser titular, apesar de hoje se notar que estava claramente perdido em campo. Este vai ser útil e será titular. Mas hoje, no máximo, só um deles poderia ser titular.

Carvalhal, que gosta tanto de falar no "grupo" e em teorias (muitas teorias e muito pouco na prática) de motivação, que raio de mensagem é que passou para o plantel? Que um dispensado do Guimarães e um puto inexperiente do Sporting valem mais que os que lá estão???

Depois, voltámos a ter o pesadelo Cristiano a defesa esquerdo. Mas hoje o jogo foi tão mau que nem a sua falta de qualidade se notou!!! Mas já que Carvalhal insiste que Eliseu é defesa-esquerdo, que tal colocá-lo a titular? Pelo menos, esse é dos poucos que, mal ou bem, muito ou pouco, dá sempre tudo o que tem.

Por outro lado, Carvalhal erra ao colocar Wilson em campo. Não que tenha feito um mau jogo, mas porque Rolando tem uma coisa que só outros 2 jogadores do plantel têm: altura. Rolando, Pelé e José Pedro são os únicos jogadores que podem ganhar bolas de cabeça, e como José Pedro marca os livres... Neste momento, como dizia o meu amigo José Lameira, somos a "Midget Team".

Entramos em campo, para variar, completamente apáticos e a acreditar que somos muito melhores que os outros, etc e tal. Como resultado sofremos um golo e depois é um "ai Jesus".

Somos uma equipa de meninas, ninguém mete o pé, não se fazem faltas, não se fazem carrinhos, ninguém suja o equipamento! Para cúmulo, Carvalhal decide dar a volta ao texto tirando o pêndulo e capitão de equipa Andersson!!! Como é possível? Só para não "queimar" Rui Ferreira na estreia? QUERO GARRA!

Para além dos problemas defensivos, também no ataque se constata a gritante falta de garra e entrega, e nesse aspecto os avançados são os que menos culpa têm. Queixamo-nos que não dominam uma bola, mas a verdade é que não recebem um único passe em condições! Só balões e passes à queima. Eliseu não tem lugar na equipa no ataque? É de longe um dos poucos jogadores que se sabe virar e carrilar jogo. Atenção que também não o acho nenhum craque, mas é jogador de futebol, coisa que grande parte dos outros não são.

Este plantel, para mim, tem um ponto forte: bons jogadores. Mas tem 2 pontos fracos, gravíssimos: a falta de entrega e de inteligência. Quanto à falta de inteligência, acho que se resolve com Andersson em campo e alguém que saiba pensar ao seu lado. Quanto à falta de entrega, tenho uma solução simples e que é a adoptada pelas outras equipas: há vitórias, há dinheiro, não há vitórias, logo se vê.

Os nossos jogadores são, claramente, mercenários: contra o Benfica fazem um grande jogo para se valorizarem, de resto estão-se a borrifar. Desde que no fim do mês apareça o ordenado. Uns cortezinhos não lhes faziam mal nenhum. Sei que poderá não ser a solução mais correcta, mas a falta de respeito que demonstram pela nossa camisola que lhes damos a hipótese de envergar merecem castigo.

Uma vergonha este jogo. Uma completa vergonha. E voltamos às exibições miseráveis da época passada. Estava a pensar ir ver o jogo com o Sp. Pombal e o Setúbal. Duvido que vá. Tenho mais que fazer, inclusivé coisas mais úteis a favor do nosso clube.

Sem comentários: