sábado, fevereiro 05, 2005

Vitória Dourada do Apito do Lucílio

Image Hosted by ImageShack.us

1 expulsão surreal e 3 penaltys por assinalar a favor do Belenenses. É preciso dizer mais alguma coisa? Já agora, com 10 jogadores a partir da meia-hora de jogo fomos a equipa que criou mais oportunidades de golo (fomos mesmo a única). Cheira muito mal o que se está a passar com o Belenenses e impõe-se uma tomada de posição frontal, independentemente de multas e castigos. O Apito Dourado anda por aí e, não tenho dúvidas em afirmá-lo, Lucílio Baptista e a sua equipa de arbitragem prejudicaram hoje premeditada e deliberadamente o Belenenses. Haja justiça.
Pouco consigo dizer depois de assistir ao escândalo desta noite. Tudo começou ao 2º minuto de jogo, com um lançamento lateral perfeitamente ridículo a favor do Leiria. A partir daí, começou o festival de roubo:

- cerca dos 15 minutos de jogo, Antchouet isola-se e é apontado fora de jogo. O Gabonês estava, pelo menos, 5 a 6 metros em jogo. Havia um jogador do Leiria parado na entrada da área, do outro lado do campo. Incrível!

- aos 30 minutos de jogo, Antchouet tem uma entrada muito dura (que em Inglaterra ou Espanha o colocavam à beira do vermelho directo) e vê cartão amarelo. A situação prossegue com o jogador do Leiria no chão e uma grande confusão gerada pelo banco do Leiria, que entrou dentro de campo e por ali ficou ante a passividade do árbitro. Eis senão quando (e a SporTV mostrou claramente o que passo a relatar) o fiscal de linha vem a correr ter com Lucílio Baptista e mostra-lhe o bloco onde anota os cartões. Uma espreitadela rápida e Lucílio Baptista corre 30 ou 40 metros e mostra o vermelho a Antchouet! Ou seja, é claro o que se passou e espero que a SporTV mostre as imagens, o fiscal-de-linha assinalou um amarelo a Antchouet que não existiu e Antchouet é expulso por acumulação de amarelos ao ver o 1º!!!

- Existem 3 penaltys por assinalar a favor do Belenenses, 2 na primeira parte e um na 2ª. Há um penalty claro sobre Lourenço no final do primeiro tempo, que o árbitro transformou em falta a favor do Leiria. A verdade é que Lourenço ganha a bola, está à frente do defesa e é pontapeado. Que falta é que o árbitro viu? Os outros 2 penaltys, sendo que um deles passou despercebido aos comentadores, foram iguaizinhos ao que ontem o Braga se fartou de reclamar. Há um na primeira parte sobre o Neca (penso) e outro na 2ª sobre o José Pedro, no lance em que Costinha ia deixando a bola entrar na baliza e depois a coloca nos pés do médio azul. José Pedro passa o primeiro defesa e já dentro da área adianta a bola e é atropelado por outro defesa. Nada...

- O lance do golo do Leiria, que é regular, só me causa estranheza por não ser assinalado fora-de-jogo posicional ao Renato aquando do cruzamento. Quando o cruzamento sai, Renato está fora-de-jogo e o árbitro auxiliar não faz ideia onde a bola vai caír, daí a minha estranheza. A partir daí, tudo regular, aquando do toque de cabeça de Geufer, Renato já está em posição legal.

Não posso, contudo, deixar passar em claro a exibição de elevado nível do Belenenses e, se alguém merecia ganhar, éramos nós, tantas as oportunidades de golo criadas e falhadas (algumas delas por mérito de Costinha). O Leiria teve 2 oportunidades de golo além do golo, a que Marco Aurélio se opôs com a classe que faz dele o melhor guarda-redes a jogar em Portugal. Uma palavra especial para o regresso de Sousa (óptimo jogo) e para a entrada de Paulo Sérgio, que esteve francamente bem, Uma aposta acertada ao contrário do que eu previa. Por fim, devo dizer que gostei muito da atitude de toda a equipa, quer com 11 (dominávamos completamente o jogo), quer com 10 (controlávamos completamente um Leiria com iniciativa mas sem "cabeça").

Enfim, pelo erro técnico do árbitro da partida, assiste-nos o direito de protestar o jogo. O que não me parece que vá acontecer:
- primeiro, porque os dirigentes do Belenenses primam por não ir por caminhos difíceis
- segundo, porque o árbitro vai limpar o erro no relatório da mesma forma que os comentadores da SporTV logo arranjaram solução: é só escrever que o que o fiscal de linha lhe disse não foi que era o 2º amarelo, mas sim que a entrada era para vermelho. Resta saber para que lhe mostrou o bloco... talvez seja mudo.

Sem comentários: