quinta-feira, março 31, 2005

Frente-a-frente: conclusões

Num debate muito fraco, ganhou aquele que ficou calmamente à espera que o adversário se atirasse do abismo, ou seja, ganhou Cabral Ferreira perante um Mendes Palitos perfeitamente suicida. Ressalve-se, no entanto, que para os sócios que não acompanham diariamente a vida do clube Mendes Palitos ganhou num ponto: falou muito de futebol (aquilo de que pensa que sabe) e de vitóriasm, enquanto Cabral Ferreira foi muito evasivo quanto ao futebol. Vamos então às principais ideias que retive deste debate:

- Início de debate muito morno, só "abrilhantado" pelo súbito esquecimento de Mendes Palitos relativamente aos membros da sua Lista...
- Cabral Ferreira mostrou-se muito cauteloso ao longo de todo o debate, parecendo estar calmamente à espera das "escorregadelas" (inúmeras) do oponente
- Cabral Ferreira saiu a ganhar claramente na explanação de ideias, quer pela fluência de discurso, quer pela coerência, quer pelo conhecimento dos diversos assuntos. Mendes Palitos foi uma surpresa pela negativa pela sua incapacidade para articular ideias e falta de dom da palavra, surpreendente num advogado.
- Mendes Palitos tentou não fugir muito do futebol e mesmo no futebol não foi muito claro, referindo por exemplo que a SAD não deveria renovar contratos antes das eleições (ideia peregrina!)
- Cabral Ferreira foi muito "certinho", com tudo o que isso tenha de bom e de mau. De bom, porque manteve uma postura elegante e não disse "asneiras". De mau, porque não foi agressivo (ou seja, não ganhou votos, limitou-se a recolher os que o adversário perdeu) e perdeu uma óptima oportunidade para desmascarar Mendes Palitos relativamente à sua incoerência e desconhecimento de variados dossiers.
- Mendes Palitos foi extremamente inconstante e revelou algo que tem vindo a ser hábito na campanha: incoerência. Dizer que a sua lista é uma lista de continuidade (depois de ter de admitir que convidou 3 elementos da anterior Direcção) é simplesmente oportunismo, uma vez que a sua lista tem vindo a declarar-se uma lista de ruptura. Tal como a permanente "colagem" ao Programa da Lista B, em que concordava com tudo, tendo chegado a dizer que as ideias são iguais!!!
- voltou à baila a já enervante história dos votos por procuração, tendo ficado tudo exactamente na mesma, pois cada um defende a sua opinião. Ficou mal a Mendes Palitos não saber que os portugueses que vivem no estrangeiro têm poder de voto nas eleições Portuguesas.
- curiosamente, Mendes Palitos que acabara de exigir uma revisão dos estatutos por estarem desactualizados, ao que Cabral Ferreira retorquiu que haviam sido revistos e aprovados em AG em 2003, mostrou nem sequer conhecer nem ter estudado os estatutos, ao afirmar que o Jornal do Belenenses não falava das eleições, que devia haver entrevistas com os candidatos e apresentação das Listas. O senhor não sabe, mas os estatutos do Belenenses são explícitos ao afirmar que o Jornal do Clube não pode falar de eleições, nem listas, nem candidatos, nem programas, tão só anunciar as eleições.
- Cabral Ferreira, na sua intervenção mais oportuna, acabou por fazer Mendes Palitos admitir que não esteve presente na AG em que foi discutido e aprovado o projecto imobiliário. Esteve também bastante bem ao conseguir fazer Mendes Palitos admitir que a resposta aos associados que o contactam via e-mail não são escritas por si e delas não tem conhecimento.
- erro gravíssimo de Mendes Palitos, uma vez mais mostrando total desconhecimento dos estatutos, ao afirmar que nas AGs só estão presentes empregados do clube que são sócios, tentando assim fazer crer que as votações são manipuladas. Cabral Ferreira esteve mal ao não esclarecer claramente que os funcionários do clube estão impedidos de votar ou fazer campanha por qualquer Lista.
- quanto ao futebol, Mendes Palitos falou de emoção e pouco mais, dizendo que quer ganhar, ao que Cabral Ferreira respondeu que quer tranquilidade e ir subindo degrau a degrau, dando a entender alguma satisfação pelo que está a ser feito esta temporada, tendo realçado que está a começar a ser construído um trabalho continuado que visa colocar o Belenenses nas competições europeias ano após ano.

Resumindo, Cabral Ferreira jogando mais ao ataque teria sentenciado a "partida" esta noite. Jogou em contenção, permitiu ao adversário subir muito e pressionar e nas boas oportunidades que teve para saír em contra-ataque, foi inconsequente na maioria das vezes. Ainda assim, deu para "ganhar".

Espero agora por 2ª feira para, na SportTv, ver um debate aceso e mais incisivo (de realçar que Fernando Correia, o moderador, não se preparou minimamente e não soube dirigir o debate, que andou muito "perdido"). Quem sabe finalmente com Cabral Ferreira ao ataque, o que Mendes Palitos não parece ter capacidade para contrariar. No entanto, a atitude low-profile do candidato da Lista B parece-me estar a atrasar uma clara definição dos resultados finais, na medida em que não parece disposto a dar a estocada final em Mendes Palitos. Hoje foram numerosas as oportunidades, mas Cabral Ferreira, sempre educado (como é seu timbre e saúdo), preferiu apostar somente em clarificar as suas ideias. Foi um debate entre um homem sem ideias (tinha umas ideias, apropria-se doutras num dia, no dia seguinte altera-as) e a disparar para todos os lados e um homem que sabe o que quer e como o quer fazer, mas não quis "acabar" com o adversário. A ver vamos como corre na TV.

Sem comentários: