sábado, março 26, 2005

Futsal: Fez-se história no "Acácio Rosa"!

Tal como já haviamos noticiado a equipa do Belenenses levou a melhor sobre a formação do Vila Verde por 4 bolas a 3, em jogo disputado este final de tarde no Pavilhão Acácio Rosa, no Complexo Desportivo do Restelo.

Importa começar por referir que muito feliz se deve sentir uma secção que consegue encher a bancada reservada a associados do Belenenses (e não apenas encher, mas também levar ao rubro...), bem como a bancada dos visitantes. No Acácio Rosa viveu-se uma tarde inesquecível, com adeptos de ambas as equipas a fazer a festa (ainda que alguns elementos afectos ao Vila Verde a tenham quase estragado, na fase final do jogo) e a criar um ambiente bem apropriado para uma verdadeira "final" disputada entre duas equipas apostadas em vencer.

A primeira parte foi toda azul: o Belenenses mandou na partida, atacou e massacrou uma equipa que se limitou a tapar os caminhos para a baliza. A posse de bola azul foi esmagadora, embora algum nervosismo tenha afectado a equipa na altura do último passe ou da finalização. Assim, apenas na fase final do primeiro tempo a nossa equipa se adiantou no marcador, através uma excelente antecipação do "ala" João Monteiro ("Canina") - um dos melhores em campo. Era a primeira explosão de alegria no Restelo.

A segunda parte todavia iria trazer uma equipa do Vila Verde menos fechada, e apostada em discutir o único resultado que lhe permitia continuar em prova: a vitória. Assim, e após um enorme falhanço belenense (de baliza - quase - aberta), a formação adversária chegaria ao empate. O Vila Verde acabaria aliás por se adiantar no marcador, pouco depois, numa altura em que os azuís revelavam alguma desconcentração e dificuldade em "sair a jogar".

A partida conhecia nesta fase muita luta e pouca qualidade. O Vila Verde voltava a fechar-se na defesa, tentando manter a vantagem, enquanto o Belém tentava o tudo por tudo, no sentido de empatar a partida e voltar a aspirar à vitória. O empate chegaria não muito depois, voltando a lançar o jogo.

O Vila Verde havia entretanto atingido a 5ª falta, fruto de um tipo de defesa extraordinariamente agressiva. O Belenenses aproveitou foi com naturalidade que chegou a nova vantagem, por 3-2.

Todavia, quando alguns adeptos azuís já abandonavam o Pavilhão (desta vez não havia jogo de basket a seguir noutro lado...) os sintrenses voltaram a empatar. 3-3 espelhava um pouco uma segunda parte muitíssimo disputada.

Os jogadores belenenses, porém, não desistiram. E foi a 40 segundos do fim que se deu o lance que marcou o jogo: num rápido contra ataque pelo lado direito, e com o guarda-redes desenquadrado do lance, o defesa do Vila Verde derruba o jogador azul. O árbitro apita a falta (correspondente a livre directo) e inicia-se um longo período de interrupção do jogo, com jogadores e adeptos do Vila Verde a contestar a decisão. Foram mais de 5 minutos de paragem, com alguns elementos afectos à equipa verde e branca em cima da mesa, insultando juízes e jogadores do Belenenses. No meio da confusão, o n.º4 do Vila Verde, Chiquinho, acabou por ser expulso.

Quando a partida voltou a jogar-se dentro das 4 linhas, a falta foi cobrada e o Belenenses fixou o 4-3 final, resultado justíssimo que conferiu a vitória à melhor equipa em campo. A nossa equipa valeu pelo colectivo, e apenas destacarei o ala Pacheco pela sua atitude de apontar para a Cruz de Cristo ao seu peito, como sinal de respeito pelo nosso clube e pelos seus símbolos gloriosos!

Fez-se história no Acácio Rosa. O Futsal azul, que tem representado de forma tão digna o nosso emblema ao longo das últimas duas temporadas, chega à Final 4 da Taça de Portugal de Futsal. A par desta proeza é quase certa a conquista do 1º lugar da série B da 2ª Divisão Nacional da modalidade, o que nos permitirá disputar na temporada 2005/6 o Nacional da 1ª Divisão.

A Final 4 da Taça

Já apuradas encontram-se as equipas do Boavista (que venceu o Sp. de Braga por 7-1) e a Fundação Jorge Antunes (que ganhou 2-1 frente ao Sp. de Pombal). Fica apenas por apurar a 4ª formação desta fase final, que sairá do jogo entre Benfica e Freixieiro.

Belenenses - 1º classificado da série B da 2ª Divisão Nacional;
Boavista - 12º classificado (abaixo da "linha de água") da 1ª Divisão Nacional;
Fund. Jorge Antunes - 6º classificado da 1ª Divisão Nacional;

Benfica - 1º classificado da 1ª Divisão Nacional;
Freixieiro - 4º classificado da 1ª Divisão Nacional;

Sem comentários: