terça-feira, março 22, 2005

Lista A - Dr. Mendes Palitos - Medidas concretas para 2005-2007

Informação enviada por e-mail pela Lista A para o Blog do Belenenses e que visa esclarecer os bloguistas sobre a passagem da teoria à prática das políticas defendidas por esta lista:

FUTEBOL PROFISSIONAL

√ Stress positivo

O futebol profissional é a razão de ser do Clube de Futebol “Os Belenenses”. As super amadoras e as outras amadoras não são “prejudicadas” pelo futebol profissional, porque quando este estiver cheio de saúde, todas beneficiarão. Não temos medo de falar do futebol profissional. É nosso dever falar dele, com toda a frontalidade, antes do acto eleitoral.

Com Mendes Palitos, ninguém mais poderá afirmar que a direcção vive à margem dos resultados na Super Liga, como hoje sustentam os nossos concorrentes. Pelo contrário, é preciso introduzir um “stress” positivo na engrenagem do futebol profissional. Para que ninguém se considere instalado: nem os jogadores, nem os técnicos, nem a própria direcção.

Esta equipa tem um projecto para o futebol profissional e uma espinha dorsal para o seu funcionamento.

Projecto:

- O primeiro pilar do nosso projecto é o de lutarmos para ganhar a Super Liga, como fizemos há 50 anos. Quando isso não acontecer, o nosso lugar tem de ser entre os quatro primeiros.
- O segundo pilar é o de irmos à Europa, para defrontar grandes clubes estrangeiros, enchendo de orgulho a alma Belenenses. Para alegria dos sócios e para o enriquecimento dos cofres do clube.
- O terceiro pilar é o da convergência estratégica entre a formação e o futebol profissional.

Porque quem valoriza os recursos próprios, e sabe aproveitá-los, não precisa de gastar tanto dinheiro à procura de reforços.


Espinha dorsal:

Com Mendes Palitos vai acabar a confusão actualmente existente entre cargos, títulos, funções, responsabilidades. Uma trapalhada que dilui as fronteiras entre o clube e a SAD e que serve para esconder a falta de profissionalismo e o facto de tudo ter de ser decidido por uma única pessoa.

Pelo contrário, a espinha dorsal da direcção Mendes Palitos para o futebol profissional/SAD é simples, transparente e eficaz.


Estrutura do Futebol Profissional SAD

(Presidente)

(Dir. Geral)

(Dir. Desportivo)

(Treinador ; Trein. Adj. ; Trein. Adj.1 ; Trein. Adj.2 ; Trein. GR. ; Prep.Fis.) + (Sec. Técnico)


Repare-se no fio condutor que começa no presidente da SAD, Mendes Palitos, que é também o presidente do clube. Ele é o principal decisor, porque é também o principal responsável.

A linha hierárquica continua com o director-geral, que tem um perfil de gestor especializado em futebol e que controla as vertentes administrativa e financeira do futebol profissional, em articulação com o presidente e o director desportivo.

A equipa técnica tem uma composição ideal de cinco membros e com ela trabalha o secretário técnico.

Em paralelo, existe um gabinete de prospecção. Para que as contratações e a entrada de jovens valores oriundos da formação deixem de ser decisões unilaterais e irreflectidas, como tantas vezes tem acontecido.


FUTEBOL FORMAÇÃO

A formação é muito importante para o Belenenses. No futebol e nas outras modalidades. Mas aqui trata-se da formação de futebol. A estratégia da direcção Mendes Palitos consiste em deixar de entender a formação como um apêndice lateral, mas como uma área que tem de estar em absoluta convergência com o futebol profissional.

A profissionalização será a evolução natural para os nossos atletas mais capazes. Mas a selecção passará, naturalmente, pela parte estreita do gargalo: apenas os melhores seguem em frente.

Para isso, precisamos de profissionalismo, regras transparentes e muito trabalho. A direcção Mendes Palitos designará um gestor profissional para toda esta área, que a dirija de forma integrada, em estreita articulação com o gabinete de prospecção e com o director-geral da SAD, e se responsabilize por:

1º Pilar
Formação Júnior (A / B)
Formação Juvenis (A / B)
Captações, prospecção, eventuais contratos de formação e dispensas
Treinadores: avaliação e estágios de formação

2º Pilar
Formação Iniciados (A / B)
Formação Infantil de 11 (A / B)
Captações, prospecção e dispensas
Treinadores: avaliação e estágios de formação

3º Pilar
Formação Infantil de 7 (A / B)
Escolas de Competição de 7 (A / B)
Escolinhas
Treinadores: avaliação e estágios de formação

√ Alguns detalhes
Cada atleta da formação passará a ter a sua ficha individual, consultável pelo encarregado de educação, onde se considerarão as seguintes vertentes: desportiva, escolar, familiar, médica e psicológica.

Deverá existir um treinador de guarda-redes exclusivamente dedicado à área de formação, com capacidades práticas e teóricas.

A área de formação será permanentemente apoiada por um responsável pela logística, um psicólogo e um assistente social. A apresentação no exterior dos atletas de formação será melhorada até aos níveis actualmente praticados nos maiores clubes portugueses, para a qual se trabalhará intensivamente com a área comercial e de marketing, de forma a minimizar/anular os custos de equipamentos.

Passará a haver no jornal do clube e no site oficial um espaço exclusivamente reservado à área de formação, de forma a melhorar a comunicação com os encarregados de educação e os atletas.

Será retomado o projecto de um Centro de Estágio de Formação, através da negociação de um protocolo com a Câmara Municipal de Oeiras, onde é possível encontrar uma atitude de grande disponibilidade para contratualizar a viabilização deste tipo de infra-estruturas.


SUPER-AMADORAS


√ Andebol, Basquetebol, Rugby e Futsal



Infraestruturas

Vamos melhorar as condições do Pavilhão Acácio Rosa e procurar completar a cobertura do Pavilhão Polidesportivo, em benefício dos nossos atletas e sócios. Pretendemos também manter as actuais equipas técnicas e, quando possível, reforçá-las.

Em termos de formação das Super-Amadoras, a aposta da direcção Mendes Palitos é total, porque temos a convicção de que esse é o principal caminho para o sucesso nestas modalidades e ainda porque isso corresponde à vontade da massa associativa.

Em termos de recursos, o aumento da despesa actual será coberto pelo aumento das receitas, para o que importa analisar as nossas propostas para a área de marketing.


Modalidades Super-amadoras

As nossas prioridades são:

- Consolidar os sucessos já alcançados
- Criar condições para a discussão / renovação de títulos
- Investir na logística de apoio, designadamente ao rugby, cujo excelente trabalho deve ser louvado e incentivado no futuro



MARKETING


√ Nova mentalidade


Rotura com a tralha do passado
A estratégia de marketing e comercial, os patrocínios, a descompressão e projecção da nova imagem do Belenenses, a modernização dos materiais de merchandising e a profissionalização do sector de comunicação com os media serão importantes vectores da intervenção da direcção Mendes Palitos na grande área da comunicação.

Esta área passará a ser entendida como nuclear, tanto no clube como na SAD. Terá como objectivos a construção da imagem e a expansão das receitas, promovendo mais e melhor comunicação interna e externa e tendo como grande ponto de partida o futebol profissional.



Com efeito, o estudo que realizámos revela que o marketing do Belenenses deve desenvolver-se a partir do futebol, em círculos progressivamente mais largos.


Compromissos para dois anos:

- Maior projecção da imagem do clube nos media desportivos e em especial a do nosso futebol profissional: mais notícias sobre o Belenenses, com regularidade diária, e mais presença na televisão;

- Constituição de uma “rede” de opinion-makers azuis para todos os canais de informação multimédia;

- Micro-planos de promoção mediática de elementos do plantel sénior;

- Valorização e aperfeiçoamento das marcas Belenenses e criação de várias declinações para certos segmentos e nichos de mercado, com aposta clara no design e na inovação;

- Exportação das valências comercial e da nova imagem do Belenenses para as nossas filiais e núcleos, no país e no estrangeiro, procurando alargar o universo de consumidores azuis e criar uma rede de Lusofonia Azul;

- Celebração de acordos de partenariado comercial com grandes grupos de distribuição, com catálogos de distribuição de retalho e com marcas de referência de material desportivo;

- Multiplicação dos pontos de comercialização dos nossos produtos, aproveitando as sinergias que resultam dos acordos referidos;

Planos específicos de recuperação de ex-sócios e de fidelização de sócios;

- Viabilização do pagamento de quotas no Multibanco e por cartão de crédito, com incentivos comerciais associados ao processo;

- Lançamento de cartão de crédito/débito com a marca Belenenses, em associação com grupo financeiro, e que proporcione vários benefícios;

- Montagem de um “road-show” anual do Belenenses, destinado a dois públicos-alvo: novos sócios e novos patrocinadores;

- Upgrade do site oficial do clube, a partir do que actualmente existe e que nos parece ter bastante mérito, com valorização da vertente comercial;

- Apoios e incentivos à blogosfera azul e ao seu maior envolvimento na vida do clube, como importantes líderes de opinião e de mobilização do povo do Belém;

- Integração da Fúria Azul no nosso Mundo, contratualizando apoios em troca de objectivos.


COMPLEXO DE PISCINAS

As piscinas dão prejuízo? A direcção cessante diz que sim. Os utilizadores, atletas, treinadores e encarregados de educação, entre outros habituais frequentadores das instalações, juram que não. Quem fala verdade?

Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal de Lisboa está a construir novas piscinas municipais a escassas centenas de metros do nosso recinto. As piscinas do Belenenses estavam destinadas a servir a comunidade, mas agora esse objectivo ficará seriamente comprometido e as receitas do Complexo deverão baixar se nada se fizer para enfrentar o problema.

A CML preparar-se para alocar os recursos de que dispõe às suas próprias piscinas e o Belenenses perderá uma potencial e importante fonte de receita. Mas tal não aconteceria se prestasse os devidos serviços à comunidade e se tivesse contratualizado com o município, em tempo útil, o uso social deste equipamento. Uma coisa é certa: com insufláveis em vez de uma cobertura fixa, translúcida e de qualidade, que tire partido da soberba localização, as nossas piscinas estão destinadas a perder mercado face à nova concorrência municipal.


Compromissos da direcção Mendes Palitos:


- Estudar a substituição dos dois insufláveis por coberturas amovíveis em material translúcido e concretizar este melhoramento logo que se obtenha patrocínio que cubra parte substancial dos custos da obra;

- Realizar um inquérito aprofundado à opinião e expectativas dos utilizadores das piscinas, por questionário de resposta anónima, de forma apurar as razões do profundo mal-estar que existe entre os utilizadores desta importante infra-estrutura do clube;

- Assegurar um permanente controlo de qualidade – água e instalações -, respeitando e ultrapassando as exigentes normas europeias;

- Contratualizar com entidades externas, designadamente escolas e ginásios, a venda de pacotes de acesso, em regime de avença, em horários que não colidam com os interesses dos sócios, nem com os treinos dos atletas de competição;

- Manter e reforçar a qualidade dos treinadores vocacionados para a preparação de nadadores de alta competição, onde o clube tem feito importantes progressos;

- Atrair uma empresa, com know-how de exploração de complexos de health-club de qualidade, para alargar a gama de serviços, com acesso bonificado para os muitos sócios do Belenenses que são hoje, em paralelo, associados de healt-clubs privados.


PREÇO DOS BILHETES

As últimas direcções do Belenenses têm revelado uma enorme insensibilidade em relação às dificuldades económicas dos sócios. Até parece que a crise não passa por aqui!

O nosso compromisso é, numa primeira fase, e com início no primeiro jogo oficial da época: vamos igualar o bilhete do sócio ao custo de uma entrada no cinema!

- Regimes especiais serão criados para sócios-atletas, Fúria Azul, imigrantes, pessoas com deficiência (é uma vergonha que o Belenenses nunca se lembre deles!) e reformados pobres;

- Também queremos fidelizar os espectadores que vão mais vezes ao estádio. Queremos o estádio do Restelo com as bancadas cheias! O clube não pode viver de costas voltadas para o povo.

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