terça-feira, março 15, 2005

Missão (não) cumprida

O Belenenses perdeu a noite passada uma excelente oportunidade para se colar ao pelotão da frente na luta por uma posição que lhe permita aspirar à participação na Taça UEFA 2005/06. A nossa equipa foi derrotada por 0-2 no Estádio do Bessa, ante um Boavista que correspondeu às expectativas, e que se apresentou naturalmente forte dentro do seu estilo de jogo muito próprio.

Não podemos ter ilusões: quando se "dá um de avanço" a uma equipa que defende bem, e que ainda por cima não tem problemas em recorrer a 22 faltas ao longo de 90 minutos (fora aquelas que Elmano Santos deixou passar), é muitíssimo complicado pensar em objectivos mais ambiciosos no curto prazo.

Foi o Belenenses a primeira equipa a criar perigo, através de Paulo Sério, um dos melhor na equipa azul. Todavia, ainda as equipas se iam acomodando ao esquema táctico uma da outra e já Marco Aurélio ia buscar a bola ao fundo da sua baliza. Decorria o minuto 6 e um mau alívio da nossa defensiva colocou a bola à entrada da área, para um remate sem hipótese de defesa por parte de Guga.

O resto da primeira parte é globalmente fraco, com muitas faltas (especialmente no Boavista) e os cartões a sairem primeiro para o Belém. Juninho foi o primeiro a ver a cartolina amarelo, dando a impressão que Elmano estaria disposto a repetir a proeza do Estádio do Dragão. Felizmente assim não aconteceu pois o juíz esteve apostado em guardar os cartões no bolso, o que muito beneficiou a equipa do Boavista. Éder e Cadu dificilmente acabariam o jogo com um árbitro decente, bem como William, que já com um amarelo derrubou Paulo Sérgio fora da área.

A segunda parte trouxe um Belenenses mais orientado para a baliza ainda que nem sempre com o descernimento necessário. Muitos jogadores estavam mais a observar a partida do que a intervir directamente nela... e assim é difícil competir ao mais alto nível.

É precisamente no início da etapa complementar que acontece o lance mais polémico da partida. Marco Paulo ganha um ressalto à entrada do meio campo do Boavista, com a bola a sobrar para Lourenço. O jogador do Belenenses corria isolado para a baliza quando o assistente assinala fora-de-jogo. Ficam muitas dúvidas relativas a este lance, tanto mais que a Sport TV optou por não mostrar a repetição... mais uma excelente realização deste canal...

Pouco depois entrariam Catanha e Rodolfo Lima. Carvalhal apostava tudo no ataque numa altura em que se percebia que já nada havia a perder. Os dois avançados protagonizaram aliás a jogada mais perigosa para o nosso lado: R.Lima dá de cabeça para o coração da área, onde Catanha meio atrapalhado no meio de 2 defesas boavisteiros consegue reter a bola até ao remate de Rodolfo Lima.

Até ao final apenas a registar o segundo do Boavista, resultante de um penalty indiscutível de Pelé sobre Cafu. Uma jogada a ver e rever muitas vezes pela nossa dupla de centrais, uma vez que resulta de grande descoordenação entre Wilson e Pelé.

Fica a sensação de que muito mais poderia ter sido feito. O Boavista mostrou pouco futebol (tal como o Belém) e na minha opinião perdemos uma excelente oportunidade de trazer 3 preciosos pontos para o Restelo. Assim, o Penafiel já nos espreita (está apenas a 5 pontos) e a equipa volta a sofrer a pressão daqueles que a baixo de nós não vão com toda a certeza desperdiçar as oportunidades que tiverem para fugir da "linha d'água".

Estatísticas do jogo (segundo o jornal O JOGO)

Belenenses
[0+1] 1 remates à baliza
[5+2] 7 remates fora
[5+6] 11 faltas cometidas
[0+1] 1 pontapés de canto
[2+2] 4 foras de jogo
Nota: creio que o número de cantos está errada (terão sido 2)

Boavista
4 [3+1] remates à baliza
6 [2+4] remates fora
22 [13+9] faltas cometidas
4 [2+2] pontapés de canto
5 [3+2] foras de jogo

Sem comentários: