sábado, março 12, 2005

Tarde azul !

Esta tarde foi preenchida por jogos das equipas de competição do clube, que se apresentaram ao mais alto nível, honrando a nossa camisola e a Cruz que nos identifica! Vitórias no Basket, Futsal e Pólo-Aquático, e uma derrota fora, no Andebol, ante o líder da classificação da Liga.

Basquetebol

Em jogo a contar para a Liga TMN o Belenenses recebeu e venceu, após o 3º prolongamento, a equipa do Barreirense. Foi um jogo muito intenso e emocionante, bem disputado por duas equipas que se revelaram fortes e altamente competitivas.

Começou melhor o Belenenses, que nos minutos iniciais do 1º período se adiantou no marcador, muito por "culpa" de Mário Jorge (um dos melhores, senão o melhor, em campo) que em poucos minutos conseguiu 9 pontos e recuperou várias bolas na defesa. A equipa do Barreiro não baixou os braços, e equilibrou a partida, terminando os primeiros 10 minutos em vantagem (23-24).

O 2º período trouxe um Barreirense altamente concentrado, que surpreendeu a equipa azul. Foi com alguma facilidade que os jogadores da margem sul chegaram a uma vantagem de 10 pontos, que se manteve de forma mais ou menos constante até aos primeiros minutos da segunda parte. Os jogadores azuís estavam nesta fase do jogo particularmente infelizes no ataque e algo desconcentrados na defesa, falhando muitas "trocas" e permitindo aos 3 lançadores do Barreirense (Diogo Carreira, João Gomes e Axel Dench) fazer a diferença no jogo exterior.

Todavia... quando muitos consideravam o jogo perdido, o grito de revolta veio das bancadas. Não estavam cheias, é certo, mas desta vez tão guerreiros como os jogadores foram os sócios belenenses, que a partir desse momento não se cansaram de puxar pela sua equipa e de desconcentrar os adversários. Inverteu-se o rumo dos acontecimentos: os do Barreiro falhavam no ataque, enquanto que os nossos se iam aproximando no marcador.

Podia o jogo ter terminado no tempo regulamentar, mas o trio de arbitragem, liderado por José Araújo, não estava disposto a ver o jogo resolvido, e quando o Belenenses parecia descolar no marcador os senhores do apito optaram por ajudar o Barreirense a recuperar. O jogo terminaria empatado e, surpreendentemente com Axel Dench com apenas uma falta (Dench chegaria aliás ao fim do 3º prolongamento com apenas três faltas... inacreditável, se tivermos em conta que o seu forte é o jogo do "empurra" e da "cotovelada"...).

Os dois prolongamentos seguintes foram muito equilibrados, mas com decisões polémicas da equipa de arbitragem. Nesta fase as equipas começavam a ver os seus jogadores mais fortes atingir as 5 faltas pessoais, e os jogadores "do banco" entravam na partida com um enorme peso nas suas costas. Nesta fase destacou-se no Barreirense o "baixinho" António Pires, base de 18 anos que mostrou qualidade. Em ambos os tempos suplementares o Belém alcançou o empate a poucos segundos do fim, primeiro por Moore e depois por Miguel Minhava (que mostrou classe e espírito de líder).

O terceiro e último prolongamento foi todo azul. Moore, com 4 faltas pessoais, soube jogar e fazer jogar, bem acompanhado por Minhava e Luís Costa. Em campo estavam ainda João Monteiro (que entrou para o lugar do excluído Richard Anderson) e Paulo Simão (hoje menos feliz).

No final a vitória sorriu aos de Belém, por 125-120. O Belenenses vence pela primeira vez um terceiro prolongamento, e mantém-se a tradição de vencer o Barreirense com dificuldades. Os Guerreiros mostraram uma vez mais que são uma das mais fortes formações da Liga e o Barreirense revelou-se uma formação muito competitiva, com jogadores talentosos a não perder de vista...

Futsal

A nossa equipa de Futsal foi aos Olivais vencer a formação local (da 1ª divisão) após a marcação de grandes penalidades. Sobre as incidências do jogo aconselhamos a leitura do texto publicado no Blog CFBelenenses.

O Blog do Belenenses envia à secção de Futsal, incluindo naturalmente técnicos, jogadores e dirigentes, um grande abraço de parabéns pela brilhante vitória alcançada!

Pólo-Aquático

O Belenenses deu um passo em frente em direcção ao apuramento para o "play-off" ao derrotar esta tarde, na piscina do Restelo, a equipa do CDUP por 8-7. Esta vitória é particularmente importante, uma vez que por um lado o campeonato entre na sua recta final e que, por outro lado, o CDUP é um adversário directo do Belém na luta pelos lugares do topo da tabela, que dão acesso à fase final.

Andebol

Em jogo a contar para o Campeonato da Liga, a equipa do Belenenses deslocou-se à Madeira para defrontar a formação do Madeira SAD, 1ª da tabela. O resultado final foi de 24-21 favorável aos Madeirenses.

Sem comentários: