terça-feira, abril 19, 2005

A FESTA DO FUTSAL

(Artigo de Eduardo Torres)

Ao cabo de pouco mais de um ano e meio de actividade, o Futsal sénior do Belenenses viu consumada a sua meteórica ascensão, garantindo a conquista do acesso à 1ª Divisão. Congratulamo-nos com o facto, tanto mais que tudo indica que esta modalidade se virá a impor como a 2ª modalidade mais popular, endereçando os merecidos parabéns a toda a equipa de trabalho – jogadores, treinador, seccionista, staff de apoio e dirigentes responsáveis.

O acesso à 1ª Divisão ficou selado no último sábado, no Pavilhão Acácio Rosa, com uma vitória por 6-0 frente à equipa do Bairro 25 Abril. Seguiu-se a merecida festa, de que já falaremos.

Sobre o jogo propriamente dito, pouco temos a dizer. Antes de tudo, porque confessamos que é ainda escasso o conhecimento que temos dos meandros desta modalidade. Depois, porque o jogo pouca história teve, tão flagrante foi a superioridade da nossa equipa, apesar de – atenção – o adversário não andar pelo fundo mas, mais propriamente, pelo meio da tabela. Colocando-se em vantagem a meio da 1ª parte, e marcando mais 2 golos mesmo antes do intervalo, o Belenenses arrumou a questão. A 2ª parte, foi de domínio quase total da equipa azul, que ficou a dever a si própria mais uma mão cheia de golos, embora o nosso adversário também tenha disposto de duas oportunidades (as únicas de todo o jogo, que nos lembremos).

No Pavilhão Acácio Rosa estiveram presentes cerca de 350 adeptos do Belenenses. Confesso que esperava e desejava uma presença bastante superior, o que os conquistadores amplamente mereciam. Seja como for, a empatia entre público e equipa é bem evidente e plenamente justificada pela atitude - de raça, de luta e de vibração - que jogadores e responsáveis demonstram – e que é, provavelmente, o grande motor do sucesso. É com esse espírito que queremos ver formadas e actuantes todas as representações do nosso Belenenses e, para elas, a nossa presença, os nossos aplausos e os nossos incentivos nunca serão demais.

Os balões, muitos azuis e alguns brancos, deram um maior colorido à bancada. Estas iniciativas devem ser aplaudidas. São sempre de apoiar e só precisam de ser acrescentadas e de ter o necessária e justificada resposta e adesão dos adeptos. O Belenenses precisa de voltar a ter uma cultura de massas e de apoio transbordante de entusiasmo às nossas equipas.

No último minuto, o ambiente subiu de calor e de emoção, com as claques a puxarem pelo público com o grito “ESTAMOS NA PRIMEIRA, Ó-Ó-Ó-Ó-Ó-Ó!” que ecoou em todo o pavilhão, com uma boa parte da assistência de pé (era justo que fosse toda!).

Com o apito final, veio a festa, com mini-invasão do recinto de jogo, abraços e mais abraços, lágrimas e champagne! Gostámos de ver a comoção de jogadores e do nosso amigo Nuno R. Lopes, a repetição dos rituais de comunhão entre a equipa e os adeptos, jogadores do Belenenses a agitar grandes bandeiras emprestadas pelas claques. Foi uma festa bonita, tocante e imensamente justa. A todo o grupo de trabalho ficamos ainda a dever palmas e gritos de apoio. É assim mesmo que se trabalha!

Agora, venha o troféu da conquista do Campeonato e, porque não, a Taça de Portugal... Quando se trabalha e luta desta maneira, nada é impossível, e só o Céu se tem por limite!

Sem comentários: