sábado, abril 02, 2005

Futebol junior: memória de um campeonato conquistado (1946/47)

História de dois títulos

Reza a história que o Clube de Futebol "Os Belenenses" apenas por uma vez venceu o Campeonato Nacional de Juniores, em futebol de 11. Esta vitória ocorreu na década de 40 (temporada 1946/47), período de forte afirmação do futebol belenense, com a conquista de diversos troféus entre os quais se contam o título nacional da 1ª Divisão (senior), campeonatos de Lisboa e outras taças importantes, incluindo uma Taça de Portugal, e uma presença na final da mesma competição.

Nesse ano os juniores ganharam tudo o que havia para ganhar: Campeonato de Lisboa e Campeonato de Portugal.

No Campeonato lisboeta, a equipa belenense venceu na final o Benfica por esclarecedores 3-0, enquanto que, na competição nacional, o adversário foi a AA de Coimbra, batida a 18/5/1947 por 1-0, em jogo disputado em Lisboa. Até à final o Belenenses venceu os seguintes adversários:

Juventude S. Clube, por 3-1
Cuf do Barreiro, por 3-0
Sporting Olhanense, por 3-1

Sagraram-se campeões nesse ano os seguintes jogadores: Joaquim Caetano, Fernando de Oliveira, Leoneto Correia, António Portas, António Castela, Abel Martins, Mário Mota, Fernando Matos, Augusto Veríssimo, António Ayres Martins (capitão), José Marques e Edmundo Diniz.

Saltando para a actualidade

O Belenenses tem uma boa equipa de juniores, que normalmente situa as suas classificações nos lugares cimeiros da tabela... mas os números que ficarão para a história são os seguintes:

- Nos últimos 10 anos o clube que mais títulos juniores conquistou foi o FC Boavista (com 4 títulos, nas épocas 95/95, 96/97, 89/99 e 02/03).
- Seguem-se o FC Porto, com 3 títulos; o Sporting e o Benfica, com 2 títulos; o Alverca, com 1 título (na temporada 2001/02).

Trata-se de uma situação que deve merecer a maior atenção quer dos respondáveis actuais, quer dos futuros dirigentes do clube. Vencer provas no futebol juvenil criará, com toda a certeza, maiores possibilidades para absorver jogadores das escolas para a equipa profissional de futebol ou, em alternativa, recolocar os atletas que concluem o seu processo de formação.

É certo que não são muitos os sócios que vão acompanhando o percurso dos nossos juniores. E é pena, pois creio que com mais apoio (e quando me refiro a apoio falo da presença dos sócios nos seus jogos) talvez fosse possível superarmo-nos, e ir mais longe...

Temos todavia esperança no trabalho iniciado pela actual equipa de coordenação do futebol juvenil, em estreita articulação com o Rui Casaca e com a Direcção do clube. E desejamos muito o título que já nos foge desde há tanto tempo...

Sem comentários: