quinta-feira, abril 07, 2005

Quem trouxe César Peixoto para o Restelo?

Mendes Palitos concedeu hoje duas entrevistas a dois jornais diários desportivo (“A Bola” e “Record”), nas quais profere algumas acusações graves mas simultaneamente denunciadoras da falta de preparação, sensibilidade e qualidade para ser eleito presidente de uma instituição como o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Há muito que a generalidade dos sócios perderam a esperança numa recta final de campanha mais elevada, em especial por parte de quem se propõe dirigir os destinos do clube durante o próximo biénio. As insinuações (infundadas), as meias-verdades (ou completas falsidades) e o ataque directo e miserável a associados do clube são disso mesmo uma prova inequívoca.

Assim, não me causa estranheza ser confrontado com comentários muito pouco abonatórios para Mendes Palitos cada vez que vou ao Restelo e que me encontro com sócios de todas as idades, tempo de associado, interesses e até sensibilidades. A forma unânime como os associados têm repudiado a esta candidatura da Lista A é de facto impressionante e deveria, isso sim, constituir motivo de preocupação para Mendes Palitos, não apenas no plano associativo como também no plano pessoal. Mendes Palitos passou de sócio “conhecido”, como gosta de referir, a sócio ofensivo, o que é absolutamente inaceitável num candidato a presidente do clube…

Nas referidas entrevistas, Mendes Palitos volta a atacar os sócios (apoiantes da Lista B) e até membros da candidatura da Lista B. Fala em perseguição, pressões a apoiantes da sua lista, e até ameaças a si dirigidas “só porque não penso da mesma forma”.

Como há muito que manifestei inequivocamente o meu apoio à Lista B, e como Mendes Palitos volta a usar meias palavras, não referindo nomes, situações ou casos concretos, sinto que fui colocado num saco demasiado desconfortável para me calar. Sinceramente nunca persegui nem pressionei ninguém, e não acredito que nem a Lista B nem as pessoas que desinteressadamente a apoiam o tenham feito. E portanto sobre essa matéria não gostaria de dizer mais nada.

Todavia, no que diz respeito às referidas “ameaças de tribunais, processos e exclusão de sócio” importa relembrar aos mais esquecidos e aos mais desatentos que as mesmas resultam da calúnia e dos insultos proferidos por MP, em recentes declarações públicas e no seu site oficial. Foi ou não Mendes Palitos que chamou dementes aos sócios do clube? Foi ou não MP (ou alguém por ele) quem aconselhou tratamento psiquiátrico aos “bloguistas excitados” do Belenenses?

Bem sei que estes insultos, tal como outros (lembram-se da secção “Humor”, na página de Mendes Palitos?), foram apagados do seu website, mas nem a memória é curta, nem o infeliz texto é desconhecido da maioria dos sócios visados…

Mendes Palitos não tem ideias para o Belenenses. E por isso ataca quem não tem acesso aos grandes meios de comunicação social, como “A Bola” ou o jornal “Record”. Fica assim imprensa a sua versão dos acontecimentos, claramente deturpada e novamente caluniosa. Por outro lado, esquiva-se ao confronto com Cabral Ferreira, que sem dificuldade desmonta as suas insanáveis contradições, consequência do desconhecimento que revela do clube.

Digo-vos sem rodeios: apesar de me sentir ofendido com Mendes Palitos não tenciono accionar nenhum instrumento legal ao meu dispor (enquanto sócio) no sentido de o confrontar com as suas patéticas acusações. O meu instrumento será o voto.

Regressando às entrevistas de MP, e não obstante a continuação do ataque ao projecto imobiliário (é natural que não o conheça pois não esteve nas AG’s que o discutiram e votaram), gostaria de me centrar na seguinte declaração:

Com o César Peixoto, que eu trouxe para o clube e rendeu mais do que todo esse projecto imobiliário que a lista B apresenta.

Terá sido Mendes Palitos quem trouxe o César Peixoto para o Belenenses? Poderá em consciência o candidato da Lista A afirmar que foi ele quem o descobriu? Ou a participação de Mendes Palitos no processo terá sido meramente administrativa, pelo simples facto da aquisição do jogador ter coincidido com o período durante o qual MP esteve na SAD?

Ficam apenas estas questões não como acusações (essas deixo para Mendes Palitos uma vez que é a única coisa que trouxe de “novo” para estas eleições) mas como reais questões que gostaria de ver colocadas ao candidato por quem na comunicação social o pode confrontar com as suas próprias declarações.

Importa ainda acrescentar que, como diz e bem o Luciano, mais complicado do que vender jogadores é manter os jovens valores que despontam no clube. Há quantos anos o Belenenses não tinha, provenientes das suas escolas, jogadores como o Rolando, o Gonçalo Brandão, o Ruben Amorim, o Rafael, o Jorge Tavares ou o Fábio? Fez ou não bem o Belenenses em não ter vendido Eliseu quando a oportunidade surgiu na época transacta?

Sem comentários: