sábado, maio 21, 2005

Amargo...

Luciano Rodrigues
O Belenenses empatou no Acácio Rosa, esta tarde, a 3 com o Braga, vencedor da Zona Norte da 2ª Divisão Nacional de Futsal. Foi um jogo com um sabor tremendamente amargo pelo resultado, pela manifesta infelicidade e pela vergonhosa actuação da equipa de arbitragem. Ante um adversário inferior, conseguimos em casa um resultado que se pode considerar negativo. Mas pela diferença de capacidade patenteada pelas duas equipas, continuamos a ser favoritos à conquista do título.

Foi uma partida que misturou uma infelicidade tremenda (alguém conseguiu contar quantas bolas foram aos postes e barra?), eficácia impressionante do Braga e uma arbitragem "estranha". Estivemos sempre em desvantagem no marcador, mas nunca por mais de um golo.

Se dissermos que o 1º golo, para o Braga, nasce de uma assistência do árbitro não estamos a mentir. Houve um corte para a bancada, a bola bate na barriga do árbitro e volta para dentro de campo. Toda a gente pára, incluindo os jogadores do Braga, até que de repente o árbitro estende os braços a mandar seguir a jogada (!!!) e um jogador do Braga apanha a bola e marca golo. O árbitro não se movimenta pelo exterior das linhas de campo? Logo, se a bola lhe toca é porque já saíu. Ou não será assim...? Para além disso, há duas expulsões perdoadas ao Braga: primeiro, o seu guarda-redes defende um remate de Canina com as mãos fora da área, o que lhe valeu amarelo, quando esta época já tivemos guarda-redes expulso na mesma situação ; em segundo lugar, numa falta muito feia sobre um jogador azul, em contra-ataque, que igualmente só valeu cartão amarelo. Destaque ainda para o que se assistiu nos minutos finais: pelo menos 4 vezes, jogadores azuis sofriam falta, o árbitro não marcava e só quando o jogador se equilibrava e ficava isolado é que a falta era assinalada. Quando não se equibilibravam, estranhamente não eram assinalada falta...

Em relação ao jogo jogado, aí o Belenenses foi claramente superior, assumindo o jogo e tendo períodos de boa circulação de bola e criação de oportunidades... que eram no entanto enjeitadas. O facto de nunca ter estado em vantagem também provocou algum nervosismo nos jogadores, que alternaram esses momentos bons com momentos menos conseguidos, onde nem mesmo aí se vislumbrava um Braga capaz de nos atormentar. De facto, os 3 golos do Braga são obra do acaso.

O destaque na equipa do Belenenses vai, na minha opinião, para Pacheco, autor dos últimos 2 golos e que foi muito importante na manobra. Também Vilar esteve muito bem, mais pela entrega que pela qualidade de jogo.

Pena, e surpreendente, a reduzida assistência. Em suma, fica o resultado 3-3, que sendo negativo não é óbice à conquista do título. E um grande amargo de boca pelas bolas nos postes e pela "arbitragem".

Futebol Júnior - Belenenses-5-3-Barreirense

Uma hora antes do jogo de Futsal, teve lugar no campo nº 2 o jogo de Juniores em futebol entre Belenenses e Barreirense. O Belenenses entrou melhor no jogo, controlava as operações e adivinhava-se o golo para a equipa azul, quando cerca dos 20 minutos, numa jogada de "carambola" o jogador da margem sul se isolou e inaugurou o marcador. Respondeu bem o Belenenses, que restabeleceu a igualdade pouco depois por Capuco, após magistral assistência de Jorge Tavares. Ainda antes do intervalo, o nº 7 azul, num potente remate colocado de fora da área, colocou-nos em vantagem.

De salientar a boa exibição do conjunto azul do meio-campo para a frente, porque a defesa esteve algo "tremida". No entanto, no capítulo de construção de jogo, os "miúdos" do Barreirense só nos conseguiam travar em falta, muitas delas duras. Assim se justificam 5 amarelos para a equipa do Barreiro ao intervalo.

Devo dizer que Capuco, autor de um hat-trick, me encheu as medidas, sendo um jogador capaz de envergonhar alguns do plantel sénior. Quando aprimorar o capítulo das decisões (por vezes opta mal sobre pressão), será um grande jogador.

Bilhetes para o Belenenses-Vit.Setúbal

Não podemos deixar passar em claro o dia especial que amanhã o Estádio do Restelo vai viver, com a despedida de Tuck dos adeptos e o último jogo do campeonato. A nova Direcção decidiu tomar já para este jogo algumas medidas no sentido de trazer os adeptos novamente ao Estádio, são esperadas várias filias e foram dadas condições especiais a sócios e não-sócios. Os sócios terão entrada gratuita e poderão levar 2 acompanhantes, e os preços dos bilhetes para as restantes bancadas estão bastante reduzidos face ao que vinha sendo praticado.

Devo realçar que, independentemente de concordarmos ou não com os termos propostos, esta é um proposta bem planificada e que demonstra algum cuidado com uma área tão sensível e que, parece-me, pode dar garantias de na próxima época esta situação não ser deixada ao abandono.

As condições de acesso ao Estádio do Restelo pode ser consultadas no Site Oficial do Belenenses

Sem comentários: