segunda-feira, maio 30, 2005

Marcas da Superliga

Luis Vieira

Conjugando a noticia publicada no jornal Record com o que está escrito no site Loja dos Clubes verificamos que a marca MPH vai vestir o Belenenses nas próximas três épocas.

Image Hosted by ImageShack.us
Como não conhecemos mais pormenores sobre este acordo, não vamos fazer mais comentários (pelo menos por enquanto).

No entanto, este artigo serve para analisar o que aconteceu a época passada, tanto na Superliga como na Liga de Honra.

Image Hosted by ImageShack.us
O Belenenses equipou na época passada com equipamentos da marca Lotto, tal como tinha acontecido nos dois anos anteriores. Esta marca tambem vestiu o Maritimo.

continua...

Image Hosted by ImageShack.us
Cada uma destas quatro marcas equiparam duas equipas da Superliga.
Desportreino vestiu Gil Vicente e Penafiel, Lacatoni vestiu Braga e Rio Ave, Patrick equipou Académica e Nacional enquanto que a Umbro tinha contracto com o Beira-Mar e o Moreirense.

Image Hosted by ImageShack.us
As restantes 8 equipas da Superliga (Estoril-Praia, Vitória de Guimarães, Boavista, Sporting, Vitória de Setúbal, União de Leiria, Porto e Benfica) tiveram outros tantos fornecedores de equipamentos: JOLARTSPORT, KAPPA, PUMA, REEBOK, SAILLEV, TEPA, NIKE e ADIDAS.

Se estendermos esta análise ás equipas da Liga de Honra obtemos resultados diferentes. Enquanto que na Superliga 18 clubes escolheram 13 marcas diferentes na Liga de Honra existem 7 marcas para os 18 participantes.

Alverca - PATRICK; Chaves - LACATONI; D. Aves - LACATONI; Est.Amadora - SAILLEV; Feirense - PATRICK; Felgueiras - DESPORTREINO; Gondomar - DESPORTREINO; Leixões - SAILLEV; Maia - UMBRO; Marco - ADIDAS; Naval - DESPORTREINO; Olhanense - PATRICK; Ovarense - LACATONI; Paços de Ferreira - PATRICK; Portimonense - UHLSPORT; Santa Clara - UMBRO; Sp. Espinho - LACATONI e Varzim - LACATONI.

Se juntarmos as duas competições destacam-se as marcas LACATONI com 7 clubes, PATRICK com 6 e DESPORTREINO com 5. Ou seja, 50% dos clubes são representados por estas três marcas.

Relativamente ao Belenenses, esperemos que não sejam repetidos os erros do passado, como só pôr à disposição dos adeptos os equipamentos mais de um mês após ter iniciado o campeonato (na minha opinião eles devem estar disponiveis logo na apresentação dos mesmos), outra situação a evitar é esgotarem as camisolas na Loja Azul, os equipamentos devem estar disponiveis nas lojas da zona de Lisboa e não só em algumas, a nivel pessoal preferia que os equipamentos tivessem os simbolos em relevo e não simplesmente impressos.

Sem comentários: