quinta-feira, maio 26, 2005

Ventos novos pelo Restelo

Luciano Rodrigues
O Belenenses, useiro e vezeiro em situação "estranhas", em que as notícias mais depressa chegam aos jornais que ao conhecimento dos responsáveis internos, promoveu ontem uma reunião com jornalistas no sentido de esclarecer as linhas condutoras do clube para os próximos anos. Desta reunião, tenho de admitir, saíram verdadeiras surpresas, pela positiva. Falou-se abertamente de tudo, desde contratações, a dispensas, renovações e estrutura organizacional, passando pela análise das últimas temporadas. Mostra-se assim um Belenenses novo, que parece saber como e para onde vai. Assim espero!

continua...

A Reunião
Esta reunião com os jornalistas teve lugar numa sala de reuniões do clube, e não na sala de imprensa. Ou seja, não foi uma conferência de imprensa. Foi, isso sim, uma reunião que pretendeu esclarecer os veículos de informação sobre o passado, o presente e o futuro do Belenenses. Prentende-se que, paralelamente às habituais conferências de imprensa, daqui para a frente sejam organizadas novas reuniões periódicas de informação aos órgãos de comunicação. De realçar que os resultados da reunião foram transmitidos em primeira mão e com detalhe pelo Site Oficial do Clube, que disponibiliza inclusivé suporte informático à informação apresentada para download.

Análise da última temporada
Parece-me que este item é muito importante, na medida em que ainda nem começou a próxima temporada e os jogadores que vão continuar estão já a receber uma mensagem: o Belenenses vai ser ambicioso e só tem lugar quem for ambicioso. É importante que os jogadores percebam que esta época não foi boa, nem sequer assim-assim. Foi um ano absolutamente perdido, em que andámos a fazer figura de corpo presente o campeonato inteiro. O Belenenses não pode tolerar uma equipa que se arrasta até ao fim da época num lugar tranquilo e que fora de casa pura e simplesmente desaparece do jogo. Gostei particularmente da expressão "projecto estruturado, ambicioso e ganhador".

Alterações estruturais
Para além da clarificação dos fluxos estruturais no clube, salientam-se os seguintes pontos:
- Tuck responsável por gabinete de prospecção
- Akil Momahde responsável por todo o futebol de formação
- Filgueira treinador dos Juniores
- Criação do "Grupo de Elite", que engloba os jovens com maior potencial e cuja responsabilidade está a cargo de Tuck. Em primeira análise, parece ser um "grupo" que pretende priveligiar a transmissão de cultura Belenense, mas assim poderá não ser.
- Previsão de constituição de equipa satélite na próxima temporada

Pré-época 2004/05
O dia de início dos trabalho da próxima época é o dia 4 de Julho, sendo que a equipa segue para Itália entre 7 e 17 de Julho, ao abrigo do acordo estabelecido com a Federação Italiana e que nos cedeu 2 semanas de preparação no seu centro de estágio. Neste momento, encontra-se em Florença o Prof. Miguel Cardoso a aquilatar de toda a logística necessária para o estágio.

Por outro lado, e devo dizer que esta situação não me deixa particularmente agradado, o jogo de apresentação do Belenenses será na margem sul do Tejo ante o Standard Liége, ao que parece pelo facto do relvado do Restelo estar em "repouso". Não me agrada porque acho que o jogo de apresentação TEM de ser em nossa casa. Podemos ir jogar a muitos lados, onde quer que haja Belenenses, mas a nossa casa é a nossa casa. E era até uma forma de se ir cativando as pessoas para o Restelo

Jogadores
Foram confirmadas as saídas de Wilson e Marco Paulo, bem como as já aventadas entradas de Ivan Djurdjevic e Romeu, por 2 anos com mais 1 de opção. Por outro lado, foi confirmada a contratação de Ricardo Araújo, ex-Grémio Inhumense (este jogador não esteve no início da época para ingressar no Estoril?), médio de ataque, por 2 temporadas.
Os jogadores Pelé, Antchouet e Eliseu, sobre os quais o clube detinha cláusula de opção, virão essa cláusula activada. Pelé, inclusivé, assinou já um novo contrato por 3 temporadas. Quanto a Eliseu, acaba a especulação e prevê-se que tenha a sua "prova de fogo" e saiba aproveitar a oportunidade que lhe está a ser dada. De resto, há negociações com Andersson de forma a prolongar o contrato e Sousa, que se começa a tornar, pelo seu espírito de sacrifício, um referência dentro de campo, viu o seu contrato prolongado por 2 anos.

Antchouet
O jogador do Belenenses Henri Antchouet recebeu a notificação para activação da clásula de opção por mais 2 anos, pelo que é jogador do clube. O caso está entregue ao departamento jurídico, numa altura em que notícias colocam o jogador no Metz, de França.

Sem comentários: