quarta-feira, junho 29, 2005

Perdoa-lhe Pacheco!

Luciano Rodrigues

Neca, após 17 anos no Restelo foi para o Guimarães, tendo hoje concedido a “O Jogo” uma entrevista, onde fala do seu passado, do presente e do futuro. Sinceramente, apesar de algumas palavras que poderia não ter dito relativamente ao Belenenses, é uma entrevista que não me choca minimamente. Primeiro, porque já não é um dos nossos. Segundo, porque me parece que ele trata claramente pior o Guimarães do que a nós. E há ali “coisas” que devem estar a deixar o Jaime Pacheco… preocupado com a atitude do reforço.

continua...

Em relação ao Belenenses, Neca foi educado e deixou bem claro que tem o clube no coração. Mais não seria de esperar, claro está! Deixa-me preocupado é a afirmação de que pretende acabar a carreira no Restelo… será que Neca considera o Belenenses um lar para jogadores na pré-reforma e já se “está a fazer” ao lugar? É que se aos vinte e poucos anos, apesar de todas as qualidades que tem, Neca tem sérios problemas de entrega ao jogo, nem quero imaginar quando chegar aos “trintas”. Portanto Neca, o pessoal gosta de ti, mas não te preocupes muito em voltar. Já no que diz respeito a dizer que o Guimarães é um clube com outros objectivos, aí nada posso apontar. Infelizmente é verdade! Há muitos anos que o Guimarães, pese embora épocas menos conseguidas, é um crónico candidato aos lugares europeus. Nós não, e não podemos colocar umas palas nos olhos e não o admitir. Pretende-se agora começar a fazer um Belenenses com vontade de atingir esse patamar, e portanto esta afirmação do Neca não demonstra falta de respeito pelo Belenenses, mas sim lucidez.

Já os adeptos do Guimarães, provavelmente, estarão um “bocadinho” mais chateados que nós. Neca afirmar peremptoriamente que não pretende cumprir o contrato até ao final e que o Guimarães é, para ele, uma ponte para voos mais altos… até parece discurso de emprestado pelos 3 estarolas, fazendo-me lembrar alguém que o ano passado dizia que em Dezembro queria voltar para o Benfica… hoje está no Gil Vicente!

E depois tem uma afirmação que me parece deliciosa e que, parece-me, deve ter deixado o Jaime Pacheco com os nervos em franja! Sabendo de antemão que para Jaime Pacheco o futebol é acima de tudo entrega, Neca assume-se claramente como um jogador que se entrega pouco à luta e diz que tem de haver espaço para ele na equipa. Neca, com essa atitude e o Jaime Pacheco como treinador, nem lugar há para ti no banco, quanto mais na equipa!

Enfim, esta separação foi claramente benéfica para as duas partes: para nós, porque Neca era um jogador bem pago e, talvez pela próprio saturação e nível de exigência de quem estava há 17 anos no clube, nunca conseguiu potenciar todas as suas capacidades ; para o Neca, porque nota-se claramente que ele vê nesta ida para Guimarães um ponto de viragem na sua carreira e nota-se um discurso claramente ambicioso que nunca teve no Restelo. Espero que tenha sorte e que já esta época fique no 2º lugar do campeonato. Atrás do Belenenses.

Sem comentários: