domingo, junho 05, 2005

Zé António, Gaspar e Januário?

Luciano Rodrigues
Vivendo ainda um período marcado pela perca de um Belenense inestimável, é com dificuldade que se buscam novos temas. No entanto, a vida tem de continuar e ninguém mais que o nosso Zé António quererá ver o Belenenses com uma grande equipa e a lutar pelos lugares cimeiros na próxima época. Nesse sentido, vêm hoje na imprensa novamente 3 nomes que poderiam ter, na minha opinião, algum interesse para o Belenenses.

Os 2 centrais de quem se fala são ambos bons valores, em "estilos" diferentes, enquanto Fábio Januário seria, a meu ver, um bom back-up para o meio campo ofensivo.


continua...

José António é um central que está neste momento a chegar ao seu pico em termos desportivos e tem vindo a fazer época interessantes em Coimbra, aliando a uma boa compleição física, uma leitura de jogo própria de quem começou a carreira mais à frente (no Torreense era médio de ataque, posteriormente foi trinco até chegar a central) e que lhe permite saber saír a jogar. O jogo de cabeça é um ponto em que não me parece tão forte, mas para isso está lá Pelé.

Quanto a Gaspar, pouco tem a ver com Zé António: é um central duríssimo, como há muito não se vê pelo Restelo, impiedoso nas marcações individuais, com um bom jogo aéreo que também lhe permite ser perigoso no ataque. No entanto, tem já 30 anos. Entre Zé António e Gaspar, não tenho dúvidas em preferir o primeiro. O que não invalida que o segundo não fosse uma boa escolha.

Relativamente a Fábio Januário, tem umas potencialidades enormes, mas que ano após ano não se vão desenvolvendo. Quando chegou ao Gil Vicente pensei, seriamente, que ia saír dali jogador. Mas pelo que tenho visto, continua fisicamente muito frágil, revela dificuldade em imprimir ritmo ao jogo e especialmente em fazer circular a bola. Ganhando físico e aprendendo a utilizá-lo, a sua capacidade técnica poderia fazê-lo explodir. Mas tenho sérias dúvidas. Na minha opinião, seria um jogador interessante para ter no banco e lançar com o decorrer do jogo, de forma a que a sua inferiordade em termos físicos não se notasse tanto.

Ou seja, mais 3 nomes, dos quais Zé António é já um histórico (há já um ano que é falado) e que seriam interessantes. Mas, no fundo, estamos é todos à espera do Site Oficial...

Sem comentários: