segunda-feira, julho 11, 2005

À conversa com... Pedro Nova









Continuamos a nossa rubrica de entrevistas aos craques do futsal com mais um reforço para a época que se avizinha.
Proveniente do Freixieiro, tem 23 anos de idade, muita experiência de 1ª divisão e competições europeias. Eis uma breve apresentação de Pedro Nova:




continua...

Pedro, para começarmos, conta-nos o que sentiste por assinar pelo nosso Belém, clube do qual és sócio à 23 anos?
Foi muito bom, senti uma alegria muito grande. Já andávamos em conversações à algum tempo. Fiquei muito feliz, foi a concretização de um sonho.

Já tinha havido possibilidade de vires para cá no ano passado ou o primeiro contacto foi apenas nesta época?
O primeiro contacto foi efectuado apenas este ano.

E como foi o início da tua carreira?
Comecei aqui no Belenenses nas escolinhas, mas como não havia competições para a minha idade, fui para o clube do meu bairro, os Leões de Porto Salvo, que ia participar pela primeira vez com os infantis no campeonato. Joguei até júnior. Depois fui para o Sporting, onde estive dois anos, no meu segundo ano de sénior fui jogar para o Sassoeiros onde fiz uma época muito boa que despertou o interesse do Freixieiro. Aí estive mais dois anos, até que surgiu o interesse do nosso Belenenses e cá estou eu.

Como se processou a troca Freixieiro/Belenenses?
Foi uma troca simples, o Freixieiro facilitou a minha saída. Eles sabiam que sou Belenenses de coração, estava longe da minha família e sabiam também da minha vontade de vir jogar para aqui. Quero fazer um agradecimento muito especial ao presidente do Freixieiro, o Senhor Mário Brito, por ter facilitado a minha transferência.



Para quem segue a modalidade, sabe que o Freixieiro é uma equipa profissional. Tu como jogador profissional, achas que o futuro da modalidade passa por aí?
Sem dúvida alguma. Há muita coisa para treinar no futsal e os treinos à noite são insuficientes para abordar determinados pormenores e detalhes, como marcação, remate, posicionamento e passe. Durante o dia treinava-se estas vertentes, à noite era para o treinador principal nos dar a táctica.

Achas que é viável todas as equipas serem profissionais? Mesmo sabendo que há várias equipas de futebol de 11 com os ordenados em atraso?
Foi bom a subida à 1ª divisão de futsal de equipas com nome na Superliga para dar mais notoriedade e atrair mais público e investidores à modalidade, o que poderá, eventualmente, instalar o profissionalismo em toda a 1ª divisão, muito embora, haja equipas com bastantes dificuldades.

Achas que a comunicação social dá o devido destaque à modalidade?
Já está a dar mais destaque, mas ainda é muito pouco. As notícias na televisão são quase nulas, excepto a transmissão de alguns jogos e nos jornais apenas é dedicada meia dúzia d linhas. É muito pouco.

A selecção é um objectivo na tua carreira?
Espero, acima de tudo, jogar no Belenenses bem mais tempo do que lá em cima. Tenciono fazer uma época superior à que fiz no Sassoeiros, a qual me permitiu ir para o Freixieiro. Se estes factores se conjugarem, uma boa época minha aliada a uma carreira brilhante do Belenenses, acredito que poderei ir à selecção brevemente.

Gostavas um dia de experimentar jogar no estrangeiro?
Gostava muito de jogar em Espanha. Já lá fiz alguns jogos para a Taça das Taças e o ambiente é indescritível, pavilhões enormes, quase sempre cheios. São realidades diferentes, mas por agora é só Belenenses.

Voltando ao tema Belenenses. Quais são os vossos objectivos para a época de estreia na 1ª divisão?
Os objectivos propostos pela equipa técnica são os play-off e na taça de Portugal é melhorar o ano passado, ou seja, é chegar à final.

E quem chega à final da taça...
É um jogo em que tudo pode acontecer. É para ganhar. Em relação ao campeonato, os meus objectivos de equipa passam pelo 4º/5º lugar.

A partir do momento em que chegamos aos play-off, achas que o título é possível?
Os play-off vieram dar muita qualidade e mais emoção ao nosso campeonato. E tudo pode acontecer a partir do momento em que ganhas um jogo nos play-off...

E os teus objectivos pessoais?
Quero jogar com muita regularidade, marcar muitos mais golos e acima de tudo ajudar a equipa a concretizar os seus objectivos. Noutro âmbito, e visto, que possuo o 1º nível de treinador, já fui campeão nos Leões de Porto Salvo com as camadas mais jovens da modalidade, gostava de criar uma escolinha de futsal no Belenenses para crianças dos 7 aos 11 anos. Nesse sentido, já elaborei um projecto para apresentar ao departamento de futsal, que gostava que fosse aceite.

Qual é a posição que ocupas no ringue?
Gosto de jogar a ala/pivot, embora prefira a posição de ala.

Já conhecias alguns dos jogadores do nosso plantel. Acreditas que não irás ter problemas de integração no grupo.
Joguei com o Vilar, o Caetano e o Miguel Fernandes no Sassoeiros e no Sporting. Embora estejamos de férias ainda, acredito que não irei ter problemas de integração. Sei que vou para um balneário espectacular, sem divisões de grupo e com todos a remar para o mesmo lado.

Há uma empatia muito forte entre os jogadores e os sócios do Belenenses. Tens conhecimento de situações destas nos clubes por onde passas-te?
Tanto no Sassoeiros como no Freixieiro havia claques de apoio ao futsal que nos seguiam para todo o lado. Mas tenho a certeza que o apoio dado aqui no Belenenses pelos sócios irá ser muito melhor.

E o apoio esperado para este ano?
O apoio do público é fundamental. Já tive a desvantagem de jogar com o pavilhão fechado, lá no Freixieiro e é muito mau jogar sem o público a puxar por nós, é essencial sentir a força dos adeptos.



Assume o teu papel de sócio e dá-nos a tua opinião sobre o reforço da equipa de futebol de 11.
Este ano foi finalmente feita uma boa política de contratações, foram contratados os jogadores certos para os lugares certos. Só falta o defesa esquerdo. Gostava de ver o Vasco Faísca e/ou o Bruno Basto. As primeiras 5/6 jornadas são fundamentais, se obtivermos bons resultados, a equipa fica empolgada. Tenciono ir ver os jogos sempre que puder.

Achas que este ano é que vamos à UEFA?
Eu até acho que é possível mais. Com muito trabalho e ambição tudo é possível.

A pergunta da praxe. Queres deixar alguma mensagem aos sócios do Belenenses?
Apoiem a equipa de futsal porque vai valer a pena e vão ter muitas alegrias. Não se vão arrepender. Venham assistir aos nossos jogos e encham o pavilhão de azul do Restelo!

Pedro, muito obrigado e da nossa parte podes ter a certeza que não vamos faltar com o apoio!

Fotos: Marta Lima

Sem comentários: