segunda-feira, julho 04, 2005

À conversa com... Ricardo Cardita









Iniciamos hoje uma rubrica nova no nosso blog com a primeira de muitas entrevistas aos nossos craques do futsal.



O primeiro a dar-se a conhecer aos nossos sócios e adeptos é o benjamim da equipa, tem 19 anos, foi recrutado nos juniores do Benfica e responde pelo nome de Ricardo Cardita.
Como mero título de curiosidade, este futuro craque azul tem como clube de coração o grande BELENENSES.


continua...

Blog: Ricardo conta-nos como começou a tua carreira.
Ricardo: A minha carreira começou há quatro anos, no Sporting, fiz lá uma época de juvenis, onde evoluí muito, visto que tinha vindo do futebol de 11 onde se exigia mais do nosso físico enquanto que no futsal se foca mais o aspecto técnico-táctico. Tive algumas dificuldades de adaptação, mas com o tempo fui-me habituando.

Blog: Podemos chamar ao primeiro ano um ano de transição?
Ricardo: Foi claramente um ano de transição e aprendizagem das coisas básicas do futsal.

Blog: Estavas no Sporting. E apareces no Benfica como?
Ricardo: No final da minha primeira época quis-me vir embora porque estava desiludido. Ainda fiz seis meses de futebol de 11 no Casa Pia e entretanto surgiu o convite do Benfica para voltar ao futsal.

Blog: Quando foi que te estreaste na 1ª divisão?
Ricardo: Foi há dois anos num jogo contra o Boavista, tinha 17 anos, foi um dia inesquecível.

Blog: E como se processou a tua passagem para o melhor clube do mundo, o grande BELENENSES?
Ricardo: Neste ano apareceu o interesse do Belenenses. Fiz uma boa época, joguei com regularidade, fiz a pré-época com os seniores onde evoluí ainda mais como jogador e Homem e devido a estes factores, apareceu o clube do meu coração e assinei logo.

Blog: Até onde pode chegar a modalidade?
Ricardo: O futsal é a modalidade do futuro. Tem vindo a aumentar de ano para ano o número de praticantes. Acho que se deve tomar mais atenção ao futsal.

Blog: Achas que a comunicação social dá o devido destaque à modalidade?
Ricardo: Antigamente não se falava tanto no futsal, mas agora não, tem vindo a ganhar carisma, os jogos são transmitidos na TV. Mas há que continuar a divulgar ainda mais a modalidade porque todos temos a ganhar.

Blog: És um jovem de 19 anos, chegas a uma equipa que acabou de se sagrar bicampeã nacional da 3ª e 2ª divisão. Para ti quais é que são os objectivos para a estreia na 1ª?
Ricardo: Os objectivos são muito claros, ficar entre os oito primeiros para irmos aos play-off e a partir dai logo se vê.

Blog: O título é possível?
Ricardo: Claro que é possível, com muita humildade, trabalho e ambição, o título poderá ser uma realidade, tal como a taça de Portugal.

Blog: E os teus objectivos pessoais?
Ricardo: Conseguir fazer uma época boa, mas sempre muito humilde e trabalhador para ganhar o meu lugar na equipa.

Blog: Tu jogas como ala. O que achas da concorrência interna pelo lugar?
Ricardo: Tem de existir sempre para o grupo não se colocar "à sombra da bananeira", a concorrência é sempre saudável.

Blog: Não sei se acompanhaste alguns jogos na temporada passada mas naquela equipa há muita garra e vontade de vencer. Tens esse espírito?
Ricardo: Vi alguns jogos. Tenho esse espírito a 100%. Considero-me um jogador com muita garra, dou o corpo ao manifesto, luto a 110% e se for preciso deixo a pele em campo.

Blog: Achas que o profissionalismo é o futuro da modalidade?
Ricardo: Tudo vai depender dos meios financeiros de cada equipa. Mas no futuro isso vai ser inevitável tal é o prestigio que o futsal está a atingir.

Blog: Visto que assististe a alguns jogos no ano passado, o que tens a dizer acerca da empatia entre a secção de futsal e os sócios?
Ricardo: A empatia é muito boa. Pelo que vi os sócios sempre deram o apoio necessário para ajudar a equipa a concretizar os seus objectivos. Foram, sem dúvida, o 6º jogador.

Blog: Qual o apoio esperado para este ano dado pelos sócios?
Ricardo: Tem de ser igual ou melhor que o ano passado, isto agora é a 1ª divisão e a vossa presença e apoio é fundamental. Contamos com o pavilhão cheio de Belenenses a torcer por nós.



Blog: Costumas assistir a outras modalidades?
Ricardo: Vou ao futebol sempre que posso.

Blog: Qual a tua opinião sobre a equipa de futebol? Será interessante saber a opinião de um jogador de futsal acerca do plantel de futebol.
Ricardo: Acho que a equipa de futebol de 11 se está a reforçar muito bem, jogadores com nome em Portugal para as posições certas e... Este ano é que é!

Blog: A selecção é um objectivo?
Ricardo: Uma pergunta complicada. É um objectivo. Mas só lá vai quem trabalha muito e bem. É um objectivo a médio prazo, tudo a seu tempo. Não vivo obcecado com uma ida à selecção. Por agora só penso é no Belenenses.

Blog: Neste ano fala-se na saída de muitos jogadores para Espanha. Gostavas um dia de ter essa experiência?
Ricardo: Qualquer jogador gostava de experimentar o estrangeiro, em Espanha há equipas como o Playas de Castellon e o Boomerang Interviú que são das melhores do mundo, mas como disse, o Belenenses é o meu objectivo. Cada coisa a seu tempo.

Blog: Para finalizar, queres deixar alguma mensagem aos sócios do Belenenses?
Ricardo: Continuem a apoiar-nos porque a equipa merece. Vai ser um ano complicado mas acreditem e tenham muita paciência. A vossa presença é fundamental.

Muito obrigado pela entrevista Ricardo e que o teu sucesso seja o nosso!

Fotos: Marta Lima

Sem comentários: