domingo, julho 31, 2005

Jogo de apresentação: soube a pouco

Image Hosted by ImageShack.us

Luciano Rodrigues

O Belenenses fez a sua apresentação aos sócios esta noite, ante o Standard Liége, acabando por saír derrotado por 0-1. Num jogo em que jogou praticamente todo o plantel, o Belenenses mostrou solidez defensiva (1ª parte) e alguma qualidade individual em termos ofensivos (2ª parte). Mas festa começou meia-hora antes, com a apresentação indivual dos membros do plantel, e acabou bem depois do apito final do árbitro, após a entrega dos troféus aos participantes e de um bonito fogo de artifício. Pena foi a completa nudez nas bancadas, num jogo que não terá sido presenciado por mais de 3.000 pessoas, o que me parece preocupante. Destaque também, como não poderia deixar de ser, para a entrega do troféu de vencedores do Torneio de Futsal do Dia do Adepto Azul à equipa do Blog do Belenenses.

Image Hosted by ImageShack.us

continua...

Jogo morno que azedou
Após uma primeira parte em que o Belenenses dominou claramente as operações, apesar da toada morna do desafio, na 2ª parte alguns jogadores Belgas pareciam claramente "possuídos" por alguma força que os levava a "distribuír fruta" em todos os jogadores azuis que passavam perto de si. A expulsão do central da equipa Belga acabou por ser anedótica, tais os protestos, mais parecendo que o jogador queria ir tomar banho mais cedo. No entanto, essa agressividade Belga acabou por me revelar o indicador mais importante que tiro da partida: nem num jogo "a feijões", os jogadores azuis se esquivaram a disputar todos os lances, mesmo sabendo da rudeza de alguns jogadores do Standard Liége.

Os jogadores:
Marco Aurélio - A segurança habitual e pouco trabalho

Amaral - Boa primeira parte, com subidas oportunas e o único homem do Belenenses que soube aproveitar o forte vento que se fazia sentir, nomeadamente através de um pontapé quase da linha lateral que levou algum perigo à baliza da equipa Belga, e de um pontapé violentíssimo da entrada da área que levou a bola a embater com estrondo na barra da baliza

Pelé - Imperial, como de costume. É um grande, grande jogador.

Rolando - Pessoalmente, não gosto de centrais como o Rolando, muito "pezinhos de lã". Mas quando há claramente qualidade, tenho de aceitar. É o caso, apesar de continuar a ter alguns deslizes que só se "afinam" com tempo.

Vasco Faísca - Mantenho a ideia que já tinha dele: um jogador regular, de bom nível, portanto um bom reforço.

Rui Ferreira - A entrega habitual que faz dele um jogador importante na equipa.

Pinheiro - Muito bem quer a defender, quer a atacar na 1ª parte, decaiu claramente na 2ª parte.

Djurdjevic - Tacticamente muito forte, com boa técnica e primorosa execução de lances de bola parada, parece ser dos poucos com lugar assegurado no 11. Excelente reforço.

Silas - Esteve bem na sua missão "menor" e mal na sua principal missão. Ou seja, "arrumou bem a casa" quando disso foi caso, mas esteve francamente mal no último passe. Não aproveitou também o forte vento que se fazia sentir em disparos de longe.

Paulo Sérgio - Uma energia inesgotável e uma entrega inexcedível. Neste jogo de apresentação acabou por "jogar um pouco para as bancadas", o que levou a que fosse repreendido por Carvalhal. Uma opção a ter em conta para o 11 inicial.

Meyong - Para mim, foi a decepção da noite, apesar de ter rubricado uma exibição não muito negativa. Não revelou o seu "killer instinct" (e teve algumas boas oportunidades) e pareceu algo perdido entre os defesas contrários. Parece-me que poderá render muito mais com Ahamada pela direita, uma vez que é um jogador que finaliza muito bem perto da baliza, podendo assim beneficiar das subidas à linha do Francês.

Pedro Alves - Tal como Marco Aurélio, teve pouco trabalho, mas acabou por sofrer o único golo da noite, num lance "esquisito".

Sousa - Começa a época como acabou a última, com "alma até almeida" e excelente condição física, para além de uma confiança como à muito não se lhe via, nomeadamente em termos ofensivos.

Gaspar - Não se entendeu na perfeição com Rolando, mas melhoraram ao longo dos minutos.

Sandro Gaúcho - Passou muito despercebido, até pela postura claramente defensiva dos Belgas.

Zé Pedro - Tal como na época passada, parece claramente mais "apressado" quando sai do banco. Uma segunda parte em bom nível, apesar de por vezes complicar o fácil...

Ahamada - Confirma-se: temos jogador! Excelente pelo flanco direito, quer em termos técnicos, como físicos, como tácticos. Teve nos pés a oportunidade do empate, mas o guarda-redes da equipa Belga fez muito bem a "mancha".

Romeu - Lutou como um guerreiro contra uma defesa que na 2ª parte decidiu apostar numa agressividade excessiva. Excelentes indicações.

Fábio Januário - Gostei muito de ver a sua técnica refinada e a sua preserverança em todos os lances, não se sentindo minimizado pelas suas características morfológicas inferiores aos Belgas, disputando todos os lances.

A Festa bonita com bancadas feias
Esperava sinceramente ter uma casa bem mais composta nesta partida, devido ao excelente trabalho desenvolvido pela SAD e amplamente reconhecido, tal como uma política de bilhetes inteligente. É realmente difícil arrancar os adeptos do sofá. Destaque também para a mudança de localização da Fúria Azul, o que na minha opinião nada trouxe de positivo. Se a bancada dos sócios já enferma de um silêncio celestal, a ida da FA para o Topo Norte faz com que a bancada dos sócios mal consiga ouvir o seu apoio. O Fogo de artifício no final da festa de apresentação foi, claramente, o melhor da noite.

Sem comentários: