segunda-feira, julho 04, 2005

Preço dos Bilhetes 2

Luis Vieira

Mais uma vez vamos abordar o tema dos preços dos jogos de futebol. Consideramos este artigo uma evolução ao texto publicado em 22/04/2005 que pode ser consultado na íntegra carregando aqui.

O artigo anterior tinha como ideias base a reformulação dos lugares cativos, a criação de bilhetes anuais para sócios e para não sócios e a diferenciação dos preços em jogos individuais para sócios.

No entanto, o ultimo jogo da presente época apresentou algumas medidas que considerámos extremamente positivas e que por isso decidimos aqui copiar. Na realização deste artigo também foram tomados em consideração os últimos artigos do Eduardo Torres, em que foram expostas diversas medidas muito interessantes.

Por outro lado, a confiança na próxima época nunca esteve tão alta. Temos finalmente uma SAD a trabalhar como deve ser, e os resultados estão á vista: reforços com qualidade anunciados no tempo certo. Se juntarmos a isto um discurso ambicioso (e credível) por parte da direcção e, finalmente, até por parte do treinador, é natural que os adeptos estejam entusiasmados.


continua...

Eu falo por mim e digo que nunca depositei tantas esperanças na nossa equipa como agora. Acredito realmente que se está a criar a melhor equipa dos últimos anos.

O Belenenses deve, tal como disse o Eduardo Torres no seu artigo de 08/06/2005, aproveitar este momento para lançar uma campanha que lance de novo a “mística à Belém”. Já foram apresentadas diversas sugestões como a implementação de uma imagem forte do clube, a recuperação de sócios, e outras medidas que deverão ser implementadas já no curto prazo.

No que diz respeito ás assistências do Estádio do Restelo, penso que alguns dos factores (entre muitos) a ter em conta são naturalmente os preços e o tipo de oferta a disponibilizar. E é sobre estes dois sub-temas que nos vamos debruçar neste artigo.

A ideia base é a criação de uma politica de "preços baixos" em que passam a existir três tipos de bilhetes para todos os adeptos.
É obvio que se continua a distinguir os sócios dos outros adeptos, pagando-se assim apenas metade do valor do que pagam os adeptos normais.

Image Hosted by ImageShack.us


O bilhete de classe 1 - Geral - dá acesso ao anel inferior do estádio. Os sócios continuam a ir para a Bancada Poente, havendo a possibilidade de se abrir o topo norte do lado dos sócios. O mesmo acontece para os não sócios, acesso à Bancada Nascente e caso haja necessidade que se abra a parte inferior do topo norte desse lado.

Os bilhetes de classe 2 - Lateral/Topo Norte Sup. - deverão dar acesso aos sectores laterais do anel superior das Bancadas Nascente e Poente (lugares marcados) e também ao Topo Norte Superior (lugares não marcados).

Finalmente, os bilhetes classe 3 - Central - deverão dar acesso aos sectores centrais das Bancadas Nascente e Poente.

De seguida, apresenta-se um quadro resumo destas propostas.

Image Hosted by ImageShack.us


Outras medidas deveriam ser tomadas em simultâneo:

Bilhetes anuais
- Possibilidade de se adquirir um bilhete de época para todos os tipos de bilhetes (sócios e não sócios).

- Os sectores correspondentes às classes 2 e 3 podem ter lugares marcados quando se trata de lugares nas bancadas poente e nascente. Quando se trata de lugares no topo norte, estes não estão marcados.
Os bilhetes para sectores de lugar marcado devem ser então numerados e podem ter uma taxa extra para se marcar o lugar (equivalente ao pagamento da cadeira que existe actualmente). Pode-se justificar este valor para a gravação do nome da pessoa na cadeira. Quem não quiser pagar essa taxa sempre pode ir para o Topo Norte.

- Os sectores correspondentes à classe 1 não têm lugares marcados.

Outras vantagens
- Actualmente um sócio que não tenha lugar cativo, apenas pode ir para a bancada inferior. No futuro deve existir sempre a possibilidade de um sócio adquirir um bilhete de classe diferente. Por exemplo, se estiver a chover não me importo de pagar mais e ir para a bancada superior. No entanto, para esta situação funcionar como deve ser deveria existir um sistema informático de emissão de bilhetes. Actualmente não há forma de se saber se já foram vendidos todos os bilhetes para a bancada superior lateral, por exemplo. Enquanto não existir esse sistema informático o sócio deve poder optar entre a bancada inferior e o topo norte superior (entrada pelos sócios).

Claques
- Sou da opinião de que as duas claques devem estar em bancada diferentes de forma a puxar pelos diferentes públicos. O ideal seria fazê-lo de forma organizada (através de um sistema de comunicações entre os “lideres” das duas claques) mas não acredito que haja vontade por parte das próprias claques para se fazer isso.
Pelo que tenho percebido nos diversos comentários, o consenso geral é que a FA deve continuar onde está, enquanto que os FN devem ir para o Topo Norte.
O papel das claques nos jogos é muito importante e em troca a direcção deve oferecer um determinado número de bilhetes ás duas claques.

Claques adversárias
- As claques adversárias devem estar localizadas na parte inferior do Topo Norte e penso que não seria mau criar um tipo especial de bilhetes para as claques. Obviamente que o número de bilhetes emitidos seria limitado.

Convites
- Actualmente as pessoas com convite vão para um dos melhores lugares do estádio, que de acordo com esta proposta era equivalente a um bilhete de classe 2. No entanto, e tal como foi referido no artigo anterior, os convites deveriam passar a ser localizados na anel inferior da bancada nascente, que é a bancada que é filmada nas transmissões dos jogos e resumos.

Sem comentários: