segunda-feira, julho 25, 2005

Tour en France

Luciano Rodrigues

Chegou ao fim, com um saldo claramente positivo, o "tour" que o Belenenses efectuou por terras gaulesas. Vencer o Mónaco e empatar com o Toulouse são resultados muito bons e que fazem sonhar os adeptos azuis. Em especial, se considerarmos o facto das equipas francesas terem a sua preparação já muito adiantada, enquanto o Belenenses fez os seus primeiros 2 jogos de preparação. Primeiros testes importantes para o "tal" Belenenses que se quer europeu.

continua...

A vitória sobre o Mónaco, no primeiro jogo, foi um bálsamo para o ego azul, apesar do costumeiro atestado de menoridade com que fomos brindados pela comunicação social. Enquanto a RTP passou um resumo de 5 minutos do Porto com o uns holandeses do meio da tabela, que se saldou numa derrota por 2-0 e em vergonhosas cenas de pugilato, nem uma referência à vitória azul... Nada de novo.

Relativamente ao empate com o Toulouse, surgido já aos 91 minutos, após golo de Paulo Sérgio para as nossas hostes, se calhar soube a pouco. Mas se pensarmos que só em reforços, o Toulouse dispendeu 11 milhões de euros... dá que pensar.

No rescaldo deste "Tour", parecem ter-se destacado Gaspar, Silas, Ahamada e, em especial, Paulo Sérgio. Devo dizer que o que mais me preocupou (se é que posso dizer que ao fim de 2 jogos de preparação é uma preocupação) foram as análises ao rendimento de Meyong, que não passaram de algo do género "foi generoso e deu luta aos centrais adversários". Meyong tem de ser o nosso matador e precisa de outro a dar luta aos centrais. Aliás, volto a dizê-lo, Mayong rende muito mais jogando com extremos que o lançem em sprints curtos nas costas dos centrais, já dentro da área. Basta ver o seu rendimento no Setúbal, que foi sempre superior em épocas em que o Setúbal jogava com extremos abertos.

De resto, se na baliza nunca houve dúvidas, tem-me assaltado o espírito quem será o lateral direito titular, pois ao que parece Sousa está a começar muito forte. À esquerda Vasco Faísca parece dono do lugar e no eixo deverão fazer parelha Pelé e Gaspar. À sua frente, Rui Ferreira parece partir com ligeira vantagem sobre Sandro Gaúcho. No vértice superior do losango de meio-campo, Silas parece ter lugar cativo, apesar de Fábio Januário ter dado boas indicações (e na 1ª jornada Silas estará de fora, por castigo). À direita, Ahamada ou Pinheiro serão as opções (permitindo optar entre acutilância ofensiva e capacidade todo-o-terreno. À esquerda, Djurdjevic parece ter agarrado o lugar, mas poderá ter também o condão de espevitar Zé Pedro para uma época de trabalho. Por outro lado, o "brasileiro desconhecido" Ricardo Araújo tem vindo a dar excelentes indicações. Ainda para o meio-campo, não esquecer Ruben Amorim, para quem esta época será, necessariamente, uma época de afirmação. Na frente, a dupla "óbvia" Romeu/Meyong parece estar em risco pela lesão de Romeu, afigurando-se Paulo Sérgio como elemento móvel ao lado de Mayong, não esquecendo também Ahamada, ou até Silas ou Januário.

Com o jogo de apresentação no próximo Sábado ante o Standard Liége, o Belenenses promete muito para a nova época. A notória satisfação que hoje se nota entre a comunidade azul, assim se mantenha até final da temporada.

Sem comentários: